II Curso da AEPOT

  • 08-02-2020

Sábado, dia 8 de Fevereiro de 2020, todos os caminhos dos Enfermeiros de Ortopedia foram dar à Escola Superior de Saúde da UTAD, para a o II Curso da Associação dos Enfermeiros Portugueses de Ortopedia e Traumatologia (AEPOT).

 

A temática escolhida para o evento “Fraturas de Fragilidade uma abordagem multidimensional”, apoiado pela Secção Regional Norte da Ordem dos Enfermeiros, juntou, em Vila Real, vários especialistas da área. Do Centro Hospitalar e Universitário do Porto, Elizabete Peixoto abordou o tema “Nutrição, hidratação e eliminação”. Já Carmen Queirós, também do CHUP, dissertou sobre “Mobilidade, exercício e prevenção das complicações da imobilização”. João Tavares, da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro, ministrou a apresentação “Avaliação de Enfermagem Gerontogeriátrica ao utente com fratura”. Já de Coimbra chegaram Marisa Vicente do Spine Center para falar da “Motivação do doente, reabilitação e planeamento dos cuidados pós alta, em doentes com fraturas vertebrais”. O campeão das intervenções foi o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, contando com intervenções de Andréa Marques, Rui Santos, João Gaspar e Eduardo Santos que falaram de “Osteoporose e a natureza das fraturas de fragilidade: Membro Superior Distal, Colo do Fémur e Vertebral”, “Prevenção de quedas”, “Cuidados ao doente com alterações cognitivas”, "Prevenção de lesões por pressão”, respectivamente.

 

João Paulo Carvalho felicitou a organização do evento, considerando ser “fundamental os enfermeiros organizarem-se para criar fóruns deste ou doutro tipo para trazer formação aos colegas”. O Presidente da SRNOE conclui ainda ser “importante que a sociedade civil menorize as falhas formativas do Estado, porque a aprendizagem e especialização dos cuidados beneficia, exclusivamente os doentes”.

RPR