Há 6 meses com os enfermeiros

• 09-09-2016

O Conselho Diretivo Regional Norte da OE entende, desde o primeiro dia de mandato, que a Ordem está, onde estiver um enfermeiro. Pôs, por isso, no topo da tabela das prioridades um acompanhamento rigoroso e assertivo ao exercício profissional dos enfermeiros.

Desde o dia 1 de Fevereiro, data em que os órgãos eleitos assumiram funções, a SRN efetuou 28 Visitas de Acompanhamento ao Exercício Profissional. Não houve distinção entre público e privado, acordo coletivo ou contrato individual de trabalho, a nossa missão é, e será sempre os enfermeiros, independentemente do vínculo contratual ou do local de trabalho.

Após informação de um enfermeiro ou utente de alegadas irregularidades em determinado serviço, a equipa da OE dirige-se ao serviço, não com um papel fiscalizador mas sim como parceiro para que possamos, em conjunto com os responsáveis, melhorar a qualidade dos cuidados, identificar falhas, corrigir problemas, garantir eficiência, eficácia e condições propícias ao bom funcionamento.

O farol será sempre a segurança. Do doente e do enfermeiro.

É por isso que hoje vos escrevo esta carta, quero que saibam que efetivamente, ninguém está sozinho. Estes foram os locais onde já estivemos, onde voltaremos se necessário, mas também aqueles que acreditamos terem ficado mais seguros e justos após a nossa atuação.

• Agrupamento de Centros de Saúde Cávado III - Barcelos/Esposende - USF St.º António;
• Centro de Acolhimento "O POVERELLO";
• Centro de Respostas Integradas de Braga;
• Centro Hospitalar de São João - Serviço de Urologia;
• Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro - Cuidados Intensivos; Cuidados Intermédios;
• Centro Hospitalar do Porto - Hospital de Santo António - Bloco Operatório;
• Centro Hospitalar do Porto - Centro Materno Infantil do Norte - Núcleos de Partos; Urgência do CMIN; Bloco de Partos;
• Centro Hospitalar Médio Ave - SIV Urgência;
• Centro Hospitalar Tâmega e Sousa - Serviço de Cardiologia; SIV Amarante;
• Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho, EPE - Serviço de Pediatria; Cuidados Intensivos - Neonatais; Medicina 3;
• Hosp. N.ª Sra. Guimarães - Serviço de Urgência; Medicina; Neuropneumologia;
• Hospital de Braga - Cirurgia Geral; Bloco Operatório; Urgência; Pediatria;
• Unidade Local de Saúde do Alto Minho - Hospital de Santa Luzia - Bloco Operatório;
• Unidade Local de Saúde do Alto Minho - Hospital Conde de Bertiandos - Serviços de Medicina;
• Unidade Local de Saúde Nordeste - Serviço de Ortopedia;
• Wecare Póvoa de Varzim - Unidade da RNCCI;

Podeis sempre remeter as vossas dúvidas para o e-mail [email protected] para que possamos atuar. A Ordem garante a vossa confidencialidade.

Lembrem-se sempre, nenhum enfermeiro ficará para trás.

Um abraço amigo,

João Paulo Carvalho