Escalada de violência contra profissionais junta ordem e enfermeiros gestores

• 18-05-2018

Nos próximos dias 21 e 22 de Maio, a Secção Regional do Norte da Ordem dos Enfermeiros promove encontros com Vogais do Conselho de Enfermagem dos ACES e os Enfermeiros Diretores, dedicados, sobretudo, à reflexão sobre a violência contra profissionais de saúde e as dotações seguras nas unidades de saúde.
O assunto é cada vez mais relevante para o sector, depois da Direção Geral de Saúde ter divulgado, no início deste ano, que os casos de agressão moral e física aos trabalhadores aumentaram substancialmente em 2017. À Ordem, importa compreender se a falta de profissionais e consequente aumento do tempo de espera pode ser um factor de crispação que culmina na agressão dos profissionais de serviço.
Para João Paulo Carvalho, importa aferir se a falta de profissionais e consequente aumento nos tempos de espera para atendimento é um factor de risco para os profissionais.
“É fundamental entender se existe um nexo de causalidade entre a falta de profissionais e o exponencial aumento de agressões a quem trabalha na área da saúde. Receberemos os Vogais de Enfermagem no dia 21 e os Directores no dia 22 para perceber se, além da saúde mental, que sofre com o excesso de trabalho, não estamos a criar um país onde o desespero dos doentes acaba por colocar em causa a integridade física dos profissionais” afirmou o Presidente do Conselho Directivo Norte.
Os eventos terão lugar a partir das 10 horas, na sede da instituição, e pretendem abordar as razões e os contextos em que esta realidade tem emergido. Além daquele tema, serão debatidas as dotações seguras em enfermagem, na perspetiva das implicações que a passagem dos CIT de 40 horas semanais de trabalho para 35 horas representará para as equipas e serviços. Ainda neste âmbito, os eventos irão também refletir sobre a gestão de horários flexíveis e as substituições por baixa prolongada de forma a manter dotações seguras.
A Secção Regional do Norte da Ordem do Enfermeiros pretende, com estes momentos de reflexão e partilha, debater aspetos concretos sobre o exercício da profissão e encontrar eventuais soluções que vão ao encontro da melhoria dos cuidados de saúde prestados à população.

GCIN/RPR