EPI em debate nos webinares de 25 e 29 de Abril

• 23-04-2020

A Ordem dos Enfermeiros iniciou um ciclo de Webinars, no passado dia 21 de Abril, que pretende ir ao encontro dos Enfermeiros neste contexto de pandemia em que o distanciamento social impede a formação presencial. Os próximos dias 25 e 29 de Abril, pelas 21h e 18h, respectivamente, serão dedicados ao tema dos equipamentos de protecção individual dos profissionais de saúde.

O mundo assiste hoje a uma emergência de saúde pública ocasionada pelo coronavírus SARS-CoV-2 que já causou mais de dois milhões e meio de infetados e cerca de cento e oitenta e sete mil mortos. Os profissionais de saúde, os primeiros na linha de batalha ao vírus, têm sentido necessidade de mais e melhor equipamento de protecção individual para a prestação de cuidados de saúde aos infectados que, diariamente, vê os seus números a aumentar.

Portugal tem centenas de enfermeiros com COVID-19. Esta situação tem provocando constrangimentos graves aos próprios, às famílias e às instituições onde trabalham.

O SARS-COV2 transmite-se principalmente por gotículas, por contacto e eventualmente por via aérea. Torna-se fundamental proporcionar proteção adequadas àqueles que tratam doentes suspeitos/positivos com COVID-19, disponibilizando equipamento de proteção individual (EPI) com as características e as quantidades adequadas.

Assim, a Ordem dos Enfermeiros e na impossibilidade atual de proporcionar encontros/reuniões presenciais e reconhecendo o medo e a ansiedade associados à prestação de cuidados de saúde a pessoas com suspeita ou confirmação de COVID-19 realizará webinarares sobre “Equipamento de proteção Individual (EPI) na pandemia de Covid 19” permitindo aos seus membros oportunidade de eventualmente melhorarem a sua capacidade de se protegerem adequadamente nesta e noutras situações que surgem diariamente.

Com esta iniciativa, os Enfermeiros podem manter-se actualizados, numa altura em que se impõem novos desafios à Saúde Pública e ao Sistema de Saúde.

As inscrições para assistir aos webinars estão disponíveis no Balcão Único e no dia do evento os inscritos receberão um email com o link para o evento.

Veja o programa e inscreva-se:

Dia 25 de Abril, clique aqui.

Dia 29 de Abril, clique aqui.

RPR