Enfermeiros animam redes sociais

  • 15-05-2020

O cuidar reflete-se muito além da ciência e do contacto humano. 

A esperança, o ânimo e a alegria, não surtem o efeito terapêutico dos fármacos e da gnose, mas curam onde, por vezes, mais dói. A terapêutica da alma é a alegria complementada com a esperança. 

 

Ana Raquel Silva juntou mais de 40 colegas para a realização de um animado vídeo, partilhado na rede social Facebook, que fez chegar à Secção Regional do Norte da Ordem dos Enfermeiros (SRNOE). Ao som da música mais conhecida do filme de animação Frozen, Let it go, o grupo juntou uma letra refeita e cantada em português, adaptada ao sentimento dos autores. O filme de animação da Disney, retrata duas irmãs, afastadas pelo receio de Elsa de causar dano a Anna. Havendo, por isso, uma semelhança genérica com a situação actualmente vivida no planeta.

 

João Paulo Carvalho destaca a importância do ânimo transmitido por este grupo de enfermeiros, referindo que “é muito importante que os profissionais de saúde vivam este período com pontos de fuga à realidade”. Para o Presidente da SRNOE, “numa altura em que a saúde mental dos profissionais pode sair afectada, é mais necessário do que nunca que as equipas sejam um suporte de alegria e descompressão fora dos locais de trabalho. O cansaço dos nossos dias não pode levar a melhor sobre a nossa alegria, por forma a que não haja mais um factor a sobrecarregar emocionalmente a nossa linha da defesa”. 

RPR