Enfermagem às Quintas regressa com debate sobre o impacto da Covid nos CSP

  • 24-08-2020

 

As alterações de funcionamento nos Cuidados de Saúde Primários derivados da pandemia causada pelo SARS-CoV-2 vão a debate, no dia 3 de Setembro, na sessão que marca a rentrée do ciclo de webinares da Secção Regional do Norte da Ordem dos Enfermeiros. Nesta segunda edição do Enfermagem às Quintas, o horário de realização dos eventos mantém-se inalterado. A partir da primeira quinta-feira de Setembro, os enfermeiros têm encontro marcado às 21h30.

 

Debater medidas implementadas com responsáveis por diferentes hierarquias e competências de gestão em saúde e enfermeiros da operacionalização do cuidar nos CSP, permitirá reflectir na ação e potenciar o desenvolvimento profissional na área.

 

Existem recomendações que alertam para a necessidade de coordenação entre as diversas equipas multidisciplinares de todas as unidades funcionais dos CSP. A diversidade e dispersão destas Unidades Funcionais, assim como a carteira de serviços com que cada uma está comprometida a disponibilizar, careceram de um olhar atento e de medidas de reestruturação que permitissem corresponder às necessidades surgidas com a Covid-19.  Espaços físicos, recursos materiais e humanos, horários de funcionamento e a conjectura atual em que os CSP assentam alavancaram situações de gestão complexas e de operacionalização difíceis. 

 

A infecção pelo novo coronavírus veio sobrecarregar o sistema de saúde, levando à suspensão, em alguns casos, dos programas e consultas em curso assim como à menor disponibilidade das equipas e, ainda, a uma dificuldade de acompanhamento das pessoas em cuidados domiciliários. A constante divulgação de Normas e Orientações, algumas delas com manifestas necessidades de adaptação a esta área específica, foi geradora de dificuldades de gestão e operacionalização dos cuidados, por obstáculos relacionados com recursos financeiros, humanos e materiais. Com a pandemia, todo este processo apresentou ainda maior complexidade. 

 

Com esta sessão perspectiva-se dar a conhecer casos de sucesso, com estratégias de coordenação, planeamento e organização que permitiram garantir os compromissos assistenciais, mas também abordar constrangimentos e dificuldades sentidas pelos enfermeiros no decurso do período que vivemos.

 

Inscreva-se aqui.

RPR