Enfermagem do trabalho na SRNOE

• 28-11-2019

O Conversas fim de tarde decorreu na tarde de ontem, 27 de Novembro, no Auditório da SRNOE, contando com intervenientes da Ordem dos Enfermeiros (OE), Associação Nacional de Enfermeiros do Trabalho (ANET), Direcção Geral de Saúde (DGS) e Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT).

Na primeira parte da sessão organizada pela Comissão Regional de Peritos de Enfermeiros do Trabalho, teve a palavra Filipe Pinto, em representação do Conselho Directivo Regional do Norte que agradeceu a elevada participação no evento e deu as boas vindas a participantes e oradores.

Luís Barreira, Vice-Presidente da Ordem dos Enfermeiros, apresentou o regulamento nº 556/2017 da OE e explicou a competência acrescida diferenciada criada em 2018, clarificando ainda os requisitos da certificação de competências. Seguiu-se Vitor Brasileiro, representante da ANET, que apresentou os conceitos de enfermagem do trabalho e recordou que “os enfermeiros do trabalho existem porque, como todos os enfermeiros, devem existir onde existem pessoas”. A última intervenção da primeira parte foi de Vítor Machado, do Conselho de Enfermagem Regional Norte, que iniciou a sua palestra com um enquadramento histórico da enfermagem do trabalho desde a revolução industrial, apresentando a primeira Enfermeira do Trabalho conhecida, Phillipa Flowerday, da J. & J. Colman, tendo terminado com uma apresentação de dados estatísticos.

Após um breve intervalo, teve início a segunda parte do programa com novos oradores. Fátima Ramalho, da DGS, apontou a prevenção como um dos focos principais da Enfermagem no trabalho e, alicerçada em dados da Organização Mundial de Saúde e da Organização Internacional do Trabalho a
presentou a agenda 2030 para a saúde ocupacional da DGS. Antes de nova ronda de perguntas e respostas, teve a palavra Emília Telo da ACT, que referiu a importância de, "desde o primeiro dia de trabalho, incentivar a utilização de práticas correctas por parte dos trabalhadores" e concluiu a sua intervenção com a apresentou um filme sobre o futuro do trabalho.

RPR