Emergência Extra-Hospitalar

• 05-11-2018

Organizado de forma conjunta pelas cinco secções regionais da Ordem dos Enfermeiros – Norte, Centro, Sul, Madeira e Açores, o Encontro Nacional de Enfermeiros de Emergência Extra-Hospitalar contou com uma adesão e participação activa de cerca de 150 participantes, que se juntaram no Instituto Politécnico de Leiria, no passado dia 2 de Novembro.

No seguimento do primeiro painel: “Modelo SIV: 11 anos a fazer a diferença”, foram muitos os que pediram a replicação da Rede SIV dos Açores (apresentada pela Enfermeira Joana da Rocha Trovão – que integra o Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores). Já o Enfermeiro José Magalhães, do INEM, destacou a necessidade de dar mais visibilidade à investigação em Enfermagem, sobretudo do Pré-Hospitalar.

A Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, sublinhou que a equipa que agora lidera a Ordem, não veio “para que tudo ficasse na mesma” e, respondendo a um repto lançado pela plateia, frisou que “quando a direcção deste INEM mudar, pode ser que os enfermeiros regressem ao CODU”.

Seguiu-se um momento de homenagem à Enfermeira Cátia Silva que, em 2015 faleceu num trágico acidente automóvel em Moura. Enfermeira no Serviço de Urgência Básica do concelho de Moura e tripulante da Ambulância de Suporte Imediato de Vida do INEM na mesma localidade, Cátia Silva também era Bombeira de 3ª, sendo natural do distrito do Porto.

Em seguida, Jaime Marta Soares referiu-se aos enfermeiros como “bombeiros de bata branca” e, face a várias interpelações da audiência, comprometeu-se a apresentara uma proposta para a criação de uma secção dos enfermeiros bombeiros da Liga dos Bombeiros Portugueses. Paralelamente, aceitou o convite da Ordem dos Enfermeiros, para, ainda neste mês de Novembro, decorrer uma reunião tripartida entre as duas instituições e o INEM para que, já a partir de 2019, passem a existir Enfermeiros Bombeiros em todas as ambulâncias de corporações de bombeiros.

Durante a tarde, foram as apresentações de Maria Esther Peramato, enfermeira do serviço de emergência de Madrid, SUMMA112, e de Thijs Gras, enfermeiro do serviço Ambulance Amsterdam, que mais despertaram a curiosidade.

Os participantes ficaram a saber que em Espanha não há um único serviço de emergência, mas sim vários – um por cada comunidade autónoma – e que os enfermeiros de emergência não têm uma formação especializada para operarem neste tipo de serviço.

A Holanda, apesar de dividida em 25 regiões, tem 19 CODU em todo o país e estes centros funcionam de forma combinada com centrais de polícia e bombeiros. No total existem cerca de 790 ambulâncias e cerca de 2300 enfermeiros que estão sempre presentes em qualquer saída de emergência.

O dia terminou com a intervenção do Capitão José Dias, Presidente do Serviço Regional de Protecção Civil da Madeira, IP – RAM. Esta estrutura, que integra os serviços de protecção civil e socorro, incluindo o de emergência médica pré-hospitalar, possui uma Equipa Médica de Intervenção Rápida que irá ser reconhecida em breve como “Emergency Medical Team” pela Organização Mundial de Saúde.

A Ordem dos Enfermeiros – sede e secções regionais – agradece a participação de todos os participantes e o contributo de todos os convidados/palestrantes.