Emergência com Norte na estrada para abordar a atuação em situação de reação anafilática

  • 21-05-2021

O programa dedicado à emergência, promovido pela SRNOE, Enfermagem com Norte, está de regresso à estrada para uma série de sessões de esclarecimento relativas ao tema do momento: as reações adversas após administração da vacina contra a Covid-19. 

 

A anafilaxia é uma manifestação clinica grave, decorrente da administração de fármacos ou outras situações, nomeadamente administração de vacinas. Esta condição instala-se de forma súbita e é considerada uma emergência médica, dado que pode resultar em morte da vítima. A identificação precoce destes quadros clínicos é fundamental para a abordagem adequada com intervenções imediatas, garantindo assim maior sucesso na resposta.

 

Considerando a juventude da vacina e eventuais reacções adversas, SRNOE estabeleceu um roteiro que levará especialistas em emergência a Bragança, Vila Real, Viana do Castelo, Braga e Porto, no sentido de partilhar know-how relativamente à forma de identificar e actuar em caso de situação adversa, após administração das vacinas contra a Covid-19.

 

O auditório da União de Freguesias da Sé, Santa Maria e Meixedo, em Bragança, será palco do desconfinar dos eventos presenciais dinamizados pela Secção Regional Norte da Ordem dos Enfermeiros (SRNOE).

 

A sessão intitulada “Atuação em situação de reação anafilática” realizar-se-á no dia 26 de Maio, pelas 17h00, atendendo às normas para realização de eventos emanadas pela Direcção-Geral de Saúde, que limita o número de participantes.

 

É um workshop acreditado pela Ordem dos Enfermeiros que, apesar de gratuito, carece de inscrição no Balcão Único através do link.