EaQ já dobrou o número de inscritos na SRN

• 21-12-2021

Ao fim de 52 sessões de Enfermagem às Quintas (EaQ), a resposta à pandemia da Secção Regional Norte da Ordem dos Enfermeiros (SRNOE), conta com 55.889 participantes - mais do dobro dos enfermeiros do norte - e mais de 100h de formação distribuídas ao longo de um ano e meio de actividade.

Os números do EaQ são esdrúxulos. Não há outra adjectivação para melhor descrever a envergadura do programa da SRN, que foi criado a pensar em formas de colmatar a necessidade de partilha de informação em contexto pandémico. Desde o seu início, o EaQ já distribuiu 18,2 créditos de desenvolvimento profissional pelos enfermeiros e conta com uns estonteantes 70,5% de participação, por parte dos inscritos. A média de pessoas por evento em 2021 essa, é de 1236, denunciando assim a subida de quase 15% relativamente à média do ano anterior.

O programa, que se encontra em fase de preparação do ano de 2022, é um dos programas chave do Conselho Diretivo Regional Norte, que manterá, por precaução a aposta nos formatos digitais até estarem reunidas as condições de segurança necessárias à realização de eventos presenciais.

“O Enfermagem às Quintas é a prova do que digo desde que tomei posse. Os enfermeiros anseiam por informação e valorização profissional, mas os constrangimentos de carreira, que teimam em arrastar-se, obrigam-nos a passar mais tempo em serviços, tendo assim menos disponibilidade para investir em si e no seu conhecimento. Este programa acabou, pelo menos, com as questões de deslocação. O sucesso do programa é fruto de muito trabalho de uma grande equipa, mas também, da identificação de problemas que fazemos, diariamente. Não restem dúvidas, não estamos inebriados pelo sucesso. Continuamos de olhos abertos, atentos às necessidades”, lembra o Presidente da SRNOE, João Paulo Carvalho.

RPR