EaQ debate controlo de infecção em doentes algaliados

  • 14-05-2021

No próximo dia 20 de Maio, o webinar do Enfermagem às Quintas debruça-se sobre o tema da prevenção e controlo da infecção relacionada com a algaliação. O evento terá lugar, como habitualmente, pelas 21h30, sendo necessária inscrição prévia para a emissão de certificado. As inscrições já se encontram disponíveis no Balcão Único da Ordem dos Enfermeiros.

 

As duas últimas décadas trouxeram rápidos e assinaláveis desenvolvimentos nos cuidados de saúde que se prestam em Portugal. Este desenvolvimento proporcionou ganhos em saúde desde as mais jovens gerações aos mais idosos. Foram encontradas curas e soluções medicamentosas que permitiram e permitem aumentar a esperança de vida dos portugueses. 

 

Estas conquistas têm riscos não negligenciáveis associados, sendo as infeções associada aos cuidados de saúde (IACS) uma das complicações mais frequente da hospitalização. A Infeção do Trato Urinário é uma das IACS com relevância pela sua repercussão em termos de morbilidade, de impacto pessoal para os doentes e suas famílias além dos custos económico-financeiros para as instituições. 

 

A algaliação é reconhecida como o principal fator de risco associado à infeção do trato urinário sabendo-se que cerca de 80% das ITU estão relacionadas com a utilização de cateter vesical, contudo, a sua utilização é, por vezes, fundamental na prestação de cuidados de saúde. A frequência com que os doentes são algaliados e o tempo de algaliação determina o maior ou menor risco de infeção do trato urinário sabendo que por cada dia de algaliação aumenta em 5% o risco de adquirir uma ITU e por outro lado, a bexiga é um ótimo habitat para microrganismos multirresistentes. Se o doente estiver inapropriadamente algaliado então esse risco é evitável.

 

Participe neste debate. Inscreva-se já.

RPR