Diabetes motiva sessões de esclarecimento, no Porto

• 11-11-2022

A Secção Regional Norte da Ordem dos Enfermeiros (SRNOE), dará esclarecimentos à população, nos próximos dias 14 e 15 de Novembro sobre a Diabetes. As sessões realizam-se na antiga Junta de Freguesia da Foz do Douro, no dia 14, e no Salão Nobre de Lordelo do Ouro, a 15. As sessões são abertas ao público e terão início, ambas, pelas 14:30.

A pareceria, para assinalar o Dia Mundial da Diabetes, entre a SRNOE e as uniões de Freguesia de Lordelo do Ouro e Massarelos e Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, foi promovida pelo Rotary Club Porto Foz. De recordar que a organização tem um longo histórico no combate a problemáticas de saúde pública, como a poliomielite.

“A diabetes é uma doença que pode ser mortal, mas controlável e com a qual é relativamente simples de viver”, recorda João Paulo Carvalho. “Queremos ensinar a prevenir a doença, mas também a viver com ela”, afirma.

O Presidente do Conselho Directivo Regional, que tem exercido mandatos altamente focado na promoção da saúde e prevenção da doença, explicou ainda que serão feitos rastreios e avaliações de risco aos participantes, de modo a encaminhar, se necessário, para os Cuidados de Saúde Primários, para acompanhamento de doença crónica.

“Continuo a defender um sistema circular, integrado, onde cada um faz a sua parte. Mais do que políticas de saúde, importa o utente. De nada nos serve estarmos muito focados nos cuidados, se descurarmos o principal. O objecto dos cuidados. A pessoa”, conclui João Paulo Carvalho, Presidente da SRNOE.

RPR