Dia Mundial da Luta Contra o Cancro

• 04-02-2020

A SRNOE participou na Conferência "A formação em Oncologia dos profissionais de saúde”, realizada hoje, nas instalações da Liga Portuguesa Contra o Cancro. A conferência, organizada pelo Núcleo Regional Norte da Liga e realizada nas instalações daquela associação no Porto, apelou ao debate sobre a formação dos profissionais, com espaço de intervenção destinado às Ordens dos Enfermeiros, Farmacêuticos e Médicos.

No dia 4 de Fevereiro assinala-se o Dia Mundial da Luta Contra o Cancro.

A efeméride, criada no ano 2000 pela União Internacional Contra o Cancro, tem como tema para o triénio de 2019 - 2021 “Eu sou e serei”, campanha que pretende dar esperança e motivação aos doentes.

Para assinalar a data, o Núcleo Regional Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro organizou, no dia de hoje, uma conferência nas suas instalações, que contou com a participação das várias Ordens profissionais.

Jorge Freitas, que esteve em representação do Conselho Directivo Regional da Ordem dos Enfermeiros, recordou que “a formação pode dividir-se em dois grandes grupos, formação contínua e formação pós-graduada” sendo que, se na formação continua, pela sua obrigatoriedade, “os enfermeiros têm acesso a ela via institucional, associativa ou pela própria Ordem, na pós-graduada a situação dificulta-se por falta de definição das instituições no que diz respeito a financiamento e apoio ao acesso”. Para o representante da OE, a indefinição sobre as reais necessidades dos serviços “não lhes (aos profissionais) permite adaptar a formação individual às necessidades”.

O Presidente da Mesa da Assembleia Regional do Norte da Ordem dos Enfermeiros denunciou ainda que “se, por lei, existem 15 dias por ano autorizáveis para formação, sabemos que na prática, por conveniências de serviço, esses dias acabam por nunca ser cumpridos”, concluindo que a formação em oncologia dos profissionais não deveria estar tão dependente da industria farmacêutica, mas sim de apoios das instituições direccionados para as suas carências.

RPR