Desafios na Operacionalização no Plano de Vacinação Covid-19

  • 22-04-2021

Na noite de 29 de Abril, o Enfermagem Às Quintas regressa com uma sessão subordinada ao tema Desafios na Operacionalização do Plano de Vacinação Contra a Covid-19. O webinar decorrerá entre as 21h30 e as 23h30 e as inscrições devem ser realizadas através do Balcão Único da OE.

 

Para o Plano de Vacinação Covid-19 a Comissão Europeia estabeleceu metas de curto e médio prazo aos Estados membros: vacinar pelo menos 80% dos profissionais do sector social e da saúde, e a população com mais de 80 anos, até ao fim de Março. Após esta etapa o plano deve-se alargar imediatamente para a cobertura ao resto da população, para que a União Europeia possa chegar ao fim do Verão com 70% dos adultos já imunizados contra o coronavírus.


O Plano da Vacinação contra a Covid-19 prevê que a vacinação seja efetuada maioritariamente nos estabelecimentos do SNS, por equipas treinadas tendo em conta as especificações das novas vacinas, tal como foi defendido pela Ordem dos Enfermeiros.

A vacina contra a Covid-19 é universal e gratuita e o plano inclui a estratégia de vacinação, assegurando a logística do armazenamento e distribuição das vacinas, garantindo o registo eletrónico da respetiva administração e da vigilância de reações adversas.

A operacionalização da vacinação sempre foi efetuada por Enfermeiros e Portugal apresenta os melhores índices a nível Internacional de vacinação.

 

O sucesso da vacinação não está apenas na cobertura vacinal mas sim, na preparação, na administração e avaliação de reações adversas assim, com este Webinar pretende-se:

- refletir sobre os desafios e constrangimentos da implementação deste Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19.

- conhecer as condições operacionais para o seu desenvolvimento?

- perceber as estratégias e modos de atuação que foram desenvolvidos para garantir a eficácia deste processo?

- partilhar “lições aprendidas”.

 

Inscreva-se já.