Crianças de Penafiel foram “enfermeiros por um dia”

  • 31-05-2018

O Dia Mundial da Criança é celebrado mundialmente, contudo, o dia alusivo não é igual em todos os países. Em Portugal este dia é assinalado no dia 1 de Junho. São muitas as atividades viradas para as crianças onde estas são o centro das atenções.

 

Para assinalar este dia, foi desenvolvida uma actividade, em que o desafio era “Ser Enfermeiro por 1 Dia” e foi ontem (29 de Maio) colocado a 42 crianças do pré-escolar e 51 do primeiro ciclo, na Escola EB1 / Jardim de Infância de São Lourenço, em Paço de Sousa, Penafiel. Todos participaram na iniciativa do Conselho de Enfermagem Regional da SRNOE em colaboração com a Mesa do Colégio de Enfermagem da Especialidade de Saúde Infantil e Pediátrica, com a generosidade pura que só os mais pequenos sabem empregar às situações. Colocaram muitas perguntas, outras tantas observações e mostraram grande predisposição para compreender melhor a profissão.

 

As crianças do primeiro grupo, acompanhadas pelas enfermeiras Filipa Barbosa e Sofia Abreu, trouxeram um pequeno peluche carente de cuidados de saúde. As “doenças” imaginadas foram as mais diversas, como tosse, dores de barriga, membros partidos e ferimentos diversos a dominarem o quadro clínico. Criativas e curiosas, foram cumprindo com as recomendações que as enfermeiras iam transmitindo, auscultando e fazendo os curativos aos respectivos “amiguinhos”.

 

A iniciativa já vinha sendo preparada há vários dias. Nos quadros da escola era possível ver, entre outros elementos, a definição do “que é ser enfermeiro”, descrevendo as suas tarefas fundamentais e um dia típico nos serviços. Curiosa foi a existência de uma “oração do enfermeiro”, onde se podia ler «ajudai-me a suavizar as suas angústias e a incutir-lhe força e esperança».

 

O grupo maior, composto por alunos do 1º ao 4º ano de escolaridade, teve um verdadeiro workshop sobre como lidar com situações de emergência e quais as técnicas necessárias ao suporte básico de vida. Orientados pelos enfermeiros Paulo Rodas e Fernando Costa, perceberam como fazer uma reanimação, com 30 compressões no tórax e duas insuflações. Repetiram, eles próprios, o processo e de forma empenhada. No final, sorrisos rasgados e a certeza de que a enfermagem conquistou - em apenas um dia - uma centena de novos embaixadores.

 

 

 

 

 

GCIN/RPR