Conheça os vencedores dos Prémios Valoriza de 2022

  • 10-12-2022

Hoje realizou-se a terceira Gala Valoriza, na Escola Superior de Enfermagem do Porto, Polo do Hospital São João.

O evento, que contou com Luís Carvalho, Presidente da ESEP, que considera “esta escola a casa da Enfermagem”, agradeceu à SRN a escolha da escola para realizar o evento, realçando a importância de “valorizar e reconhecer os que tanto dão à profissão. Ana Rita Cavaco, Bastonária da Ordem dos Enfermeiros por sua vez, exortou os enfermeiros a reconhecerem o valor que têm e a não aceitarem o “que lhes querem dar” a Bastonária pediu que os presentes, imbuídos do espírito de reconhecimento do dia, reflectissem sobre o valor que os enfermeiros acrescentam, para compreenderem o valor que têm.

Seguiu-se o Keynote de Eduardo Oliveira, enfermeiro e deputado à Assembleia da República, que incentivou os presentes a fazerem-se ouvir através da participação cívica na vida política, de maneira a poderem moldar as políticas de saúde e assim melhorar o SNS.
As menções honrosas de 2022 foram atribuídas ao Grupo de Fados da ESEP e às equipas de enfermagem dos Serviços de Urgência do Hospital Padre Américo e do Hospital de Famalicão, mas também aos colegas do Serviço de Pneumologia do Hospital de São João.
Os premiados do ano de 2022, nas categorias de Excelência, Investigação, Carreira e Mérito foram os Enfermeiros das Ambulâncias SIV do Norte, Andreia Lima, Paulo Parente e Paulo Alves, respectivamente.

A sessão, que foi animada pelo Piano de Pedro Carvalho a acompanhar a voz de Daniela Baptista, bem como pela performance de Rui Bandeirinha. Antes do encerramento da Sessão por João Paulo Carvalho, o Grupo de Fados da ESEP, interpretou a eterna música de Adriano Correia de Oliveira, “A trova do vento que passa” que deu à cultura portuguesa a memória que “há sempre alguém que resiste, há sempre alguém que diz não”.
João Paulo Carvalho, encerrou a sessão recordando que “por cada um dos homenageados de hoje, ficaram dezenas nos serviços, por homenagear” e agradeceu o empenho e dedicação dos enfermeiros que diariamente tentam fazer dos serviços de saúde locais seguros para os utentes e doentes do SNS.

A SRNOE congratula todos os vencedores, pela distinção obtida hoje, mas não faria jus ao nome se não recordasse, como referiu o Presidente do CDR Norte, todos os que, ainda não sendo distinguidos nesta cerimónia, se distinguem, diariamente, executando a sua missão.

RPR