CJR esclarece Pressões aos Profissionais de Saúde, Recusa de cuidados e Segurança dos cuidados

• 08-05-2021

O Enfermagem às Quinta regressa na próxima quinta-feira para mais um CJR esclarece. Desta vez, o Conselho Jurisdicional Regional decidiu envolver os enfermeiros na escolha dos temas a abordar através dum inquérito bastante participado. Fechadas as votações, os temas em cima da mesa, escolhidos pelos enfermeiros, serão: Pressões aos Profissionais de Saúde, Recusa de cuidados e Segurança dos cuidados.

Como habitualmente, pode realizar a sua inscrição através do Balcão Único da OE, sendo a inscrição gratuita, no entanto, obrigatória.

A Enfermagem e os Enfermeiros, tendo contribuído nos últimos anos para a mudança da cultura organizacional, para o envolvimento multiprofissional na segurança dos cuidados, para a normalização de procedimentos e para a promoção da responsabilidade interna.

A Enfermagem contribui para cuidados seguros e promove o desenvolvimento profissional. Por outro lado, uma Prática Baseada na Evidência constitui um pré-requisito para a excelência e segurança dos cuidados.

Assim, para a Enfermagem é imperativo dar continuidade e visibilidade ao percurso efetuado na área da qualidade e segurança dos cuidados, na dinâmica de melhoria contínua da qualidade nos cuidados tendo como enfoque o utente e a excelência dos cuidados, assim como, a motivação dos Enfermeiros na procura contínua da excelência clínica.

O Conselho Jurisdicional Regional Norte entende que através deste webinar, que mais que uma palestra, seja um momento de reflexão e partilha de conhecimentos, com esclarecimentos cabais a dúvidas dos participantes.

RPR