Acompanhe o Live Blog sobre o Orçamento Participativo

  • 20-12-2018

17:11 - João Paulo Carvalho, agradeceu as propostas e a o tempo disponibilizado pelos enfermeiros para virem apresentar os projectos e louvou a disponibilidade dos colegas para submeterem os seus trabalhos a este programa, e desejando Boas Festas, deu por concluída a reunião.

 

17:09 - Joaquim Freitas anuncia os projectos aprovados, por ordem de admissão:

- "A demência explicada às crianças"

- "A prevalência da incontinência urinária nas mulheres portuguesas". 

- "Projecto Inside"

- "Cidadãos Salvam Mais Vidas com Enfermeiros"

- "Envelhecer com ritmo e saber"

 

17:07 - O quinto e derradeiro projecto contemplado pelo OP 2019 será "Envelhecer com ritmo e saber". 

 

17:00 - Será realizada uma terceira e última votação de desempate, para eleger o último trabalho.  

 

16:58 - Na segunda ronda de votação foram selecionados mais dois projectos vencedores: "Projecto Inside" e "Cidadãos Salvam Mais Vidas com Enfermeiros"

 

16:51 - Os projectos que mais votos mereceram na primeira ronda de votação  foram "A demência explicada às crianças" e "A prevalência da incontinência urinária nas mulheres portuguesas". 

 

16:39 - Jorge Freitas retoma a palavra, para esclarecer as condições de votação das melhores propostas do OP 2019 da SRNOE. 

 

16:37 - A selecção dos participantes será feita com base no critério de localização. 

 

16:36 - Serão realizadas sessões de esclarecimento para este efeito, com o máximo de 20 formandos por sessão. 

 

16:34 - O trabalho visa dotar cidadãos, de freguesias que distam mais de 10 minutos do centro de Ponte de Lima, com competências de suporte básico de vida de alta qualidade e do algoritmo de obstrução de via aérea. 

 

16:32 - Fábio Linhares apresenta o décimo e último projecto da sessão: "Cidadãos salvam mais vidas com enfermeiros". O estudo está relacionado com as paragens cardio-respiratórias e as obstruções da via aérea. 

 

 

16:29 - Sensibilizar para os factores de risco, intervindo a montante na prevenção da doença, é outra das características do projecto. 

 

16:27 - Joaquim Pires pretende desenvolver sessões de esclarecimento, que permitam explicar a insuficiência venosa aos doentes e os benefícios da terapia compressiva. 

 

 

16:24 - O projecto visa estudar o impacto da úlcera da perna com etiologia venosa, quer em termos de dor, que em termos de limitações no seu quotidiano. 

 

16:22 - "Viver com a insuficiência" é o tema da nona exposição da tarde, realizada por Joaquim Pires. 

 

16:17 - O objectivo é desenvolver uma tecnologia de interação, através de um software de realidade virtual, que permita melhorar a condição de vida de doentes com lesões neurológicas. 

 

16:12 - Robótica é a área temática do oitavo trabalho da sessão de apresentação, da autoria de Miguel Pais Vieira. O tema é o "interface cérebro-máquina para a indução de neuroplasticidade tátil". 

 

 

16:10 - Serão criados diversos ateliers de actividades, como a aprendizagem musical, o mindfullness ou a literacia em saúde.  

 

16:09 - Alunos com necessidades de saúde especiais e com problemas de absentismo constituem o público-alvo deste trabalho. 

 

16:08 - A visão que move esta proposta é perspectivar a escola do futuro, que é a de um espaço de todos e para cada um. 

 

16:06 - O projecto visa educar as crianças para a cidadania e participação cívica, complementando o conhecimento obtido nas disciplinas tradicionais.

 

16:04 - A sétima proposta é designada por "Inside" e trata-se de um projecto de intervenção no contexto de saúde-escolar. 

 

 

15:59 - O objectivo da candidatura a este Orçamento Participativo da SRNOE é fazer chegar este trabalho de sensibilização às escolas dos restantes concelhos do nordeste transmontano. 

 

15:56 - Criaram uma mascote - o elefente-peixe - que visa explicar às crianças a perda de memória que o ser humano vai conhecendo ao longo da vida. O projecto foi aplicado, de forma experimental, num colégio da cidade. 

 

15:55 - O trabalho está a ser desenvolvido em Mirandela, numa parceria entre o Centro Alzheimer Mirandela e o Politécnico de Bragança. 

 

15:52 - O sexto projecto apresentado tem o título "Como explicar a demência às crianças" e é da autoria de Marisa Fernandes. 

 

 

15:49 - Os resultados pretendidos visam facilitar a colaboração entre as ERPI e as equipas prestadoras de cuidados paliativos. 

 

15:46 - Define um guia de suporte, que determina as necessidades paliativas dos doentes que estão no domicílio. 

 

15:44 - A pertinência deste estudo, parte do pressuposto de que a maior parte dos idosos prefere a sua própria residência como o local para viver os últimos anos de vida. 

 

15:41 - O quinto projecto a concorrer ao OP tem como tema o "Suporte básico para cuidados ao domicílio", apresentado por Patrícia Coelho. 

 

 

15:40 - Está definida a intervenção ao longo de 12 meses. 

 

15:38 - Idosos institucionalizados e a viverem no seu domicílio constituem o público-alvo.

 

15:37 - Musicoterapia, estimulação cognitiva e educação para a saúde são as áreas fundamentais deste trabalho. 

 

15:36 - O projecto está integrado no plano de acção da UCC de Santo Tirso, depois de ser identificada uma lacuna na intervenção da enfermagem sobre esta matéria. 

 

15:35 - Envelhecimento activo é o tema do quarto projecto apresentado, da autoria de Sandra Costa, da UCC de Santo Tirso.  

 

 

15:33 - O terceiro projecto previsto para esta apresentação acabou por desistir. 

 

15:32 - Odete Rodrigues entende que o investimento em educação terapêutica torna o doente mais feliz.

 

15:30 - A signatária do projecto explica como será feita a Avaliação de diagnóstico e as sessões educativas dos doentes. Nestas serão abordadas questões como a gestão da fadiga, o exercício físico, a gestão dos medicamentos ou das complicações urinárias. 

 

15:21 - A promotora explica, de forma sumária, o que significa o conceito de Educação Terapêutica. 

 

15:20 - A segunda apresentação da tarde é realizada por Odete Rodrigues, com o tema "Educação Terapêutica da pessoa com Esclerose Múltipla". 

 

 

15:15 - O objectivo deste estudo é estimar o potencial de intervenção da enfermagem nesta patologia, designadamente ao nível da prevenção. 

 

15:09 - Maria João Jacinto Guerra apresenta o projecto "A prevalência da Incontinência urinária nas mulheres portuguesas"

 

 

15:05 - É apresentada a comissão técnica que avaliou os trabalhos, constituída pelos enfermeiros, Jorge Freitas, Isabel Miranda e Helena Penaforte, em representação da mesa da Assembleia, Conselho Directivo e Conselho de Enfermagem Regional, respectivamente.

 

15:03 - Jorge Freitas relembra que do primeiro para o segundo ano o número de participações triplicou, sendo esta uma vitória da enfermagem e explica as regras para a escolha dos projectos.

 

15:00 - O Presidente da Mesa da Assembleia que apresenta esta sessão, informa os presentes que será moderador e dá único à sessão.

 

Amanhã, decorrerá no Auditório da Escola de Santa Maria, a reunião aberta a todos os enfermeiros onde serão apresentados e votados os projectos na fase final do Orçamento Participativo para 2019.

 

A participação na reunião todos os enfermeiros com inscrição activa na Secção Regional Norte da OE é livre, no entanto, o Conselho Directivo Regional decidiu que o evento será transmitido em Liveblog para que todos os enfermeiros que não consigam estar presentes possam acompanhar esta reunião onde se decidirão os projectos a pôr em prática no ano de 2019. 

 

 

Acompanhe esta página a partir das 15h de dia 21 de Dezembro de 2018!

RPR