A supervisão clínica no desenvolvimento profissional vai a debate

• 17-10-2020

Na próxima edição do Enfermagem às quintas, o ciclo de webinares da Secção Regional Norte da Ordem dos Enfermeiros, a realizar dia 22 de Outubro, pelas 21h30, a partilha abordará os temas da Importância da supervisão clinica para a enfermagem, vivências em Supervisão Clínica e a perspetiva da Ordem dos Enfemeiros (OE), relativamente ao tema.

As inscrições estão abertas e devem realizar-se através da plataforma Balcão único, da OE.

A supervisão clínica em enfermagem está adquirir um papel importante enquanto processo de melhoria da qualidade e do desenvolvimento pessoal e profissional em contexto de trabalho. Ou seja, apresenta-se como um recurso através do qual os enfermeiros podem explorar, sustentar e melhorar o seu desenvolvimento pessoal e as práticas profissionais.

Atenta a literatura, a supervisão clinica tem sido descrita como estratégia de aprendizagem do cuidado e promotora do desenvolvimento do enfermeiro, quer na sua formação inicial ou especializada, mas também, em todo o seu percurso profissional. Em suma, a supervisão clínica tem sido destacada como uma estratégia de suporte para as organizações de saúde, dinâmicas de formação, funcionamento das equipas, amadurecimento e desenvolvimento profissional e pessoal, existindo diferentes conceitos e modelos.

Para a Ordem dos Enfermeiros, a supervisão clínica é entendida como um processo dinâmico, sistemático, interpessoal e formal, entre o supervisor clínico e o supervisado, com o objetivo de estruturação da aprendizagem, a construção de conhecimento e o desenvolvimento de competências profissionais, analíticas e reflexivas. Este processo visa promover a decisão autónoma, valorizando a proteção da pessoa, a segurança e a qualidade dos cuidados.

RPR