6 de Maio, 2ª edição do webinar - Os filhos: Como educar com saúde mental

• 30-04-2021

A tão esperada segunda edição de um dos webinares mais requisitados do ano de 2021, chega no dia 6 de Maio, pelas 21h30, ao Enfermagem às quintas. As inscrições estão abertas no Balcão único e são gratuitas, mas obrigatórias.

Apesar do tema ter sido já debatido no passado mês de Fevereiro, chegaram à caixa de correio da Secção Regional do Norte da Ordem dos Enfermeiros inúmeros e-mails que solicitavam uma nova edição do evento, no sentido de dar oportunidade àqueles que não conseguiram participar, mas também de muitos participantes que pretendem prolongar o debate sobre o tema. O Presidente do Conselho Directivo Regional do Norte, João Paulo Carvalho, afirma-se “feliz” com a iniciativa tomada pelos enfermeiros que “de forma pró-activa nos indicam os temas que pretendem ver discutidos e assim ajudam a dinamizar eventos que reflectem sobre dificuldades e soluções para a nossa classe”.

A dinâmica e a complexidade da sociedade actual exigem, cada vez mais, aos enfermeiros uma resposta adaptada, tornando a promoção da saúde e a prevenção da doença num foco importante, e enquadrado na intervenção técnica com o plano emocional/relacional. O desenvolvimento e experiência profissional, nas mais diversas áreas de intervenção, obrigam a que se atenda à família que cada um traz consigo, às relações interpessoais e familiares inerentes aos processos de cuidar e que precisam estar patentes nos planos de cuidados definidos.

As intervenções e capacidade de cuidar dos profissionais de saúde dependem, não só de conhecimento técnico-científico mas, também, de um saber ser, estar e sentir que regula o seu próprio equilíbrio. Se cada enfermeiro que tem crianças ao seu cuidado estiver sobressaltado porque não consegue o equilíbrio consigo ou com os seus, não será fácil conseguir cuidar e estruturar planos de intervenção para o equilíbrio com os outros. Pelo que se revela fulcral conversar sobre ferramentas e estratégias que permitam identificar focos de atenção para que se intervenha ou se encaminhe a intervenção adequada, assim como promovam estilos de vida saudáveis.

Inscreva-se já

RPR