3 anos em funções

• 01-02-2019

Faz hoje três anos que tudo mudou.

No dia 1 de Fevereiro de 2016 esta equipa entrou na Secção Regional Norte da Ordem dos Enfermeiros para assumir o mandato que os enfermeiros nos decidiram confiar.

Viemos com o objectivo de mudar, de ser diferentes, acima de tudo pelos enfermeiros e pelos doentes, mas também pelo país. Chegámos com o objectivo de fazer acontecer, de ser melhores, de levar os cuidados a quem precisa, mas não deixar os que cuidam sem cuidado.

Hoje, olhando em perspectiva, vejo parte do objectivo cumprido. Os enfermeiros são mais orgulhosos e seguros, sabem o que valem e que atrás de cada um deles há 70000. Já ninguém está sozinho.

A desunião trouxe-nos ao estado em que nos encontramos, na nossa história recente houve muitos que se preocuparam consigo e se esqueceram de nós. Hoje florescemos enquanto classe, sabemos que em cada colega temos um companheiro.

Até à data de hoje realizámos mais de 150 Visitas de acompanhamento ao exercício profissional, organizámos e participámos em dezenas de eventos, fizemos-nos representar em mais de uma centena de cerimónias, corremos todos os concelhos do Norte do país duas vezes e caminhamos para a terceira, prestámos várias centenas de informações através do Conselho Jurisdicional Regional e contactámos milhares de enfermeiros nas várias visitas que temos feito às instituições. Não temos poder para mudar tudo, mas temos a obrigação de estar ao lado dos nossos.

É o que temos feito, assim continuaremos.

Este ano, os enfermeiros serão chamados a escolher novos órgãos para a OE, aparecerão muitos que nunca estiveram quando foi preciso. É verdade, mas nós seremos fiéis ao nosso princípio e estaremos onde estiver um enfermeiro, como sempre, nem mais nem menos. Preferimos cumprir o mandato até ao fim a desperdiçar o tempo que nos confiaram em eleitoralismo.

Em tão pouco tempo que nos resta neste mandato, e com tanto que ainda há por fazer, contém connosco para fazer o que está certo.

Nesta dicotomia entre o passado e o presente, encontramos a melhor forma de demonstrar o que conseguimos. Uma Ordem que, muito mais do que uma instituição, é uma organização feita de gente. Aqui reside o segredo do sucesso do nosso mandato. Gente idealista e convicta que mais importante que a política e o poder, serão sempre as pessoas.

João Paulo Carvalho

RPR