20º Aniversário da Ordem dos Enfermeiros

• 24-04-2018

O “Dia Aberto” mobilizou mais de meia centena de colegas às instalações da SRNOE. Primeiro para conhecer a exposição “20 Anos, 20 Momentos” - um registo das imagens e dos episódios que marcaram a história da Ordem, desde a sua fundação em 1998, até à actualidade - e depois para participar nas três sessões formativas propostas. Na primeira, Luís Artur Pereira, economista e consultor, explicou os princípios que devem conduzir a criação e consolidação de um negócio próprio, e apresentou os diferentes canais a que os enfermeiros devem recorrer para financiarem os seus projectos, designadamente na área dos fundos estruturais europeus.

Na segunda sessão, a directora da Escola Superior de Saúde da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Maria João Monteiro, apresentou um conjunto de projectos de investigação que aquela instituição de ensino superior está a desenvolver em matéria de inovação tecnológica aplicada aos cuidados de enfermagem. Entre os exemplos citados pela responsável estiveram os dispositivos robóticos para monotorização da população idosa e os sistemas de vigilância que equipam as embarcações turísticas do Rio Douro.

No encerramento dos workshops, Fátima Sendim, enfermeira e executive coach, liderou a sessão mais interactiva da tarde, desafiando os enfermeiros a reforçarem os seus níveis de motivação no trabalho e a olharem com mais optimismo para o futuro próximo. O programa prosseguiu com um animado coffee-break no bar da SRNOE e uma visita guiada pelas imagens que compunham os “20 Anos, 20 Momentos”.

<subtítulo> Emoção no Núcleo Museológico da ESEP

A jornada de comemoração prosseguiu no Núcleo Museológico da Escola Superior de Enfermagem do Porto - nas antigas instalações da Escola Superior de Enfermagem “Cidade do Porto”. Depois de um Porto de Honra a dar as boas-vindas aos muitos convidados presentes, seguiu-se uma sessão evocativa que contou com a participação de várias pessoas que acompanharam e viveram de perto a fundação da Ordem.

Uma delas foi Margarida Vieira. A professora da Universidade Católica fez um relato emotivo do período em que integrou a Comissão Instaladora da OE - de forma inesperada, como confessou - e o Conselho Jurisdicional Nacional, no mandato da primeira direcção eleita. Contou vários episódios relevantes - como os enfermeiros de “papel azul” ou a falta de verbas com que inicialmente se depararam - recordou “o entusiasmo” que se vivia naquela época entre os colegas e deixou diversos elogios a Mariana Dinis de Sousa, presidente da Comissão Instaladora e primeira bastonária.

Já Carlos Subtil fez mesmo uma resenha histórica do percurso feito pela enfermagem portuguesa, desde a realização de um Congresso em 1973, que lançou as bases para o reconhecimento da carreira, à integração no ensino superior, em 1988. O presidente da Sociedade Portuguesa de História da Enfermagem considerou que “quanto mais soubermos do passado, mais empoderamento temos” e lançou o desafio para que o Núcleo Museológico da ESEP se transformasse num verdadeiro museu da enfermagem portuguesa.

Coube a João Paulo Carvalho encerrar as intervenções. “Em nome da memória”, o presidente da SRNOE mostrou-se disponível para concretizar o apelo de Carlos Subtil e encetar esforços para a divulgação da história da profissão, reforçou a necessidade de compreender o passado da profissão para melhor preparar o futuro e, no final, homenageou três personalidades que, de formas diferentes, ajudaram a construir a Ordem dos Enfermeiros: Margarida Vieira e Ricardo Teixeira - este já falecido e representado pela esposa Judite - como representantes do Norte na Comissão Instaladora; e Ivone Machado, a mais antiga colaboradora da SRNOE e que, nas palavras de João Paulo Carvalho, representa o esforço desempenhado por todos os funcionários da instituição.

A música, também ela feita por enfermeiros, encerrou as comemorações. Hélder Sousa, trompetista, e o Grupo de Fados da ESEP protagonizaram a banda sonora que faltava a uma jornada memorável, que assinalou as primeiras duas de muitas décadas da Ordem dos Enfermeiros.

GCIN/RPR