1º Encontro Internacional de Saúde Escolar decorreu no Porto

  • 08-11-2019

Os dias de ontem e de hoje foram ricos no debate e reflexão da Saúde Escolar, numa iniciativa apadrinhada pelo Conselho Directivo Regional do Norte e desenvolvida pela Comissão Regional de Peritos de Saúde Escolar. 

O 1º Encontro Internacional de Saúde Escolar teve lugar na Cidade Invicta, sendo o evento divido em três partes, dois workshops que decorreram no dia 7 de Novembro e o Congresso que teve lugar no dia de hoje. 

 

Ontem, pela manhã, a ARS Norte recebeu o workshop “Documentação da intervenção do enfermeiro de saúde escolar” ministrado por Alexandra Pereira e Paula Santos. Da parte da tarde, a Escola Superior de Saúde de Santa Maria (ESSSM) recebeu a formação “Escola Inclusa” contando com os oradores Leonel Lusquinhos e Fernanda Pombal. 

 

No dia de hoje o Auditório Louise Mabille, da ESSSM, foi palco do congresso que contou com três mesas redondas subordinadas aos temas, Intervenção em Saúde Escolar: os diferentes actores, Os novos desafios da Escola Inclusa e Questões éticas em investigação e boas práticas, temas que contaram com a moderação de Leonel Lusquinhos, Paula Santos e Maria do Céu Oliveira, respectivamente.

 

O encerramento do congresso contou com a presença do Secretário do Conselho Directivo da SRNOE, Leonel Fernandes, que salientou a “crescente vontade manifestada pelos enfermeiros de participar em eventos científicos”, saudando ainda a iniciativa da Comissão Regional de Peritos de Saúde Escolar de organizar este Encontro.