64 Enfermeiros na RAM, solicitaram declarações para emigração.

  • 11-01-2023

 

Desde o ano 2020, a Secção Regional da Madeira da OE recebeu 64 pedidos de declarações para efeitos de emigração, sendo que os números estão num ritmo descendente, quando comparado com o todo nacional, segundo os dados mais recentes, agora conhecidos.

 

No último ano, foram feitos 13 pedidos de declarações para efeitos de emigração, quando em 2021 tinham sido 21 e em 2020, 30 pedidos.

 

Num momento em que as necessidades em saúde da população são crescentes e evidentes, perante o grande aumento da procura, bem como o previsível êxodo da profissão a breve prazo, com mais de 400 enfermeiros a se aposentar até 2030, é imperioso que se acautele esta situação com um plano de recrutamento plurianual e o garantir condições para o desenvolvimento profissional dos enfermeiros na RAM:

 

Os países do Norte da Europa tem sido o destino preferencial, mas os países Árabes também recebem, de ano para ano, cada vez mais profissionais.

 

Com a previsível manutenção destas tendências, prevemos que a médio prazo não haverão enfermeiros disponíveis no mercado, para a necessária contratação e necessidades do sistema de saúde.

 

A reportagem do Telejornal Madeira de 11 de janeiro de 2023:

 

NN GCIR