Covid19- Reunião de Auscultação das Ordens Profissionais

  • 01-05-2020

O PCDR, Enfermeiro Nuno Neves, reuniu ontem, dia 30 de abril, com o Dr Pedro Ramos, Secretário Regional da Saúde e Proteção Civil e o gabinete de crise COVID-19 da SRS, através de videoconferência.

Nesta reunião, convocada de urgência, foi possível aferir o ponto de situação actual da pandemia pelo novo Coronavírus e as medidas implementadas na Região Autónoma da Madeira, que tem-se revelado em níveis mais reduzidos e controlados, comparativamente a outras realidades.

Por esse motivo, foi consensual entre as partes, ser necessário retomar progressivamente a actividade clínica programada não covid, que sofreu uma grande redução devido à pandemia, pelo que este processo de auscultação das Ordens Profissionais surge nesse âmbito.

Para isso entendemos que terão de ser delineadas novas estratégias de retoma da actividade, que garantam a acessibilidade, segurança e qualidade dos cuidados para todos os envolvidos, profissionais e utentes. São por isso inevitáveis medidas de adaptação, com ajustamentos às necessidades de cada sector, garantindo os procedimentos e equipamentos de protecção individual adequados a cada área.

Por outro lado, esta poderá ser uma oportunidade de implementação de reformas, há muito desejadas, nomeadamente ao nível de projectos de monitorização e acompanhamento de pessoas doentes por meios de tele-monitorização ou tele-saúde, já com provas dadas.

Desta reunião resultou o compromisso de até o próximo dia 6 de abril, fazermos chegar um documento com análise e recomendações da Ordem dos Enfermeios, para o retomar das actividades clínicas, sociais e económicas com segurança, desafio que aceitamos prontamente.

Nuno Neves reafirmou à saída desta reunião que “os enfermeiros estão determinados e conscientes da responsabilidade e da missão que têm pela frente, neste que é provavelmente o maior desafio pessoal e profissional das nossas vidas."