Webinar - Mobilidade & Verticalidade: contributos para uma experiência positiva do parto

Dia:  05-05-2021

 

O dia 5 de Maio é o dia internacional da Midwife, que em Portugal são as(os) Enfermeiras(os) Especialistas em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica (EEESMO). O lema das comemorações de 2021 é: “Follow the Data: Invest in Midwives”.


Em Portugal, tem vindo a ser feito algum trabalho neste sentido:
•         Primeiro tornamo-nos Enfermeiras(os), depois Especialistas em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica – o que faz com que tenhamos 6 anos de formação e sejamos uma profissão classificada como “especialistas das actividades intelectuais e científicas” (INE, 2010);
•         A formação para a obtenção do título de especialista pela Ordem dos Enfermeiros será, a partir de 2022, de nível académico de Mestrado;
•         A formação académica e profissional é cada vez mais baseada na evidência e no desenvolvimento e partilha dos outros tipos de conhecimento, nomeadamente o ético, o estético e o pessoal.
 
Mas muito há a fazer… ara as comemorações deste ano, a MCEESMO decidiu tomar o lema: investir nas(os) EEESMO, tomando o trabalho de parto como evento crítico da transição. A assistência prestada pelas(os) EEESMO influenciam muito a experiência do parto pois permitem que cada mulher abrace a vivência do seu parto de forma mais activa.

 

Programa:

21h00: Sessão de abertura
Mensagem de Irene Cerejeira | Presidente da Mesa do Colégio da Especialidade de Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica (MCEESMO) da Ordem dos Enfermeiros (OE)
Mensagem de Ana Rita Cavaco | Bastonária da OE
Mensagem para a(o) "EEESMO da minha vida"

Moderador: António Picón | EEESMO, Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca

21h30: A mobilidade e verticalidade durante o período de dilatação
Andreia Soares | EEESMO, Centro Hospitalar Póvoa de Varzim - Vila do Conde

22h00: A mobilidade e a verticalidade durante o período expulsivo
Bruno Rito | EEESMO, Hospital Garcia de Orta

22h30: Debate de ideias

22h50: Sessão de encerramento