Webinar "Enfermagem de Saúde Mental na Abordagem à Pessoa Vítima de Violência Doméstica"

Dia:  06-12-2021

Local: Cisco Webex Events

 

A violência doméstica é frequentemente entendida, exclusivamente, como a forma de violência que é praticada entre cônjuges que partilham a mesma habitação. Contudo, esta vai muito para além deste entendimento sendo que, a título de exemplo, se considera que também pratica o crime de violência doméstica quem inflija maus tratos físicos ou psíquicos sobre pessoa particularmente indefesa em razão da idade, deficiência, doença, gravidez ou dependência económica, desde que com ela coabite.

 

A pandemia da Covid-19 trouxe o tema da violência doméstica cada vez mais para a ordem do dia. No primeiro confinamento em Portugal, entre 22 de março e 3 de maio de 2020, foram reportados 683 casos. De entre estas denúncias de agressões, 83% foram realizadas por mulheres, sendo que a prevalência de vitimação foi maior em pessoas entre os 21 e os 44 anos de idade. Um denominador foi, contudo, transversal: a situação de dependência económica das vítimas. Ainda assim, e apesar do predomínio de agressões em contexto conjugal, 12,6% das queixas foram de violência infligida a crianças, e 14,9% de violência dirigida a idosos.

 

Considerando que os enfermeiros, particularmente os especialistas em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, necessitam de uma adequada formação sobre os fenómenos de violência doméstica, bem como sobre o processo de apoio à vítima, no qual se podem constituir como agentes de excelência, a Mesa do Colégio da Especialidade de Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica (MCEESMP) da Ordem dos Enfermeiros convida-o a participar no webinar "Enfermagem de Saúde Mental na Abordagem à Pessoa Vítima de Violência Doméstica", que irá decorrer no dia 6 de dezembro de 2021, entre as 17h30 e as 19h00.

 

Contamos com a sua presença!