Semana Mundial do Aleitamento Materno de 2021

De:  01-10-2021

Até: 10-10-2021

 

A Mesa do Colégio da Especialidade de Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica (MCEESMO) da Ordem dos Enfermeiros associa-se às Comemorações da Semana Mundial do Aleitamento Materno de 2021. Esta iniciativa da World Alliance for Breastfeeding Action (WABA) pretende continuamente lembrar e reforçar a importância de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno como um direito humano fundamental que contribui para a sobrevivência, a saúde e o bem-estar das crianças e suas famílias. Neste sentido, a MCEESMO elaborou este cartaz com o lema adotado nas comemorações de 2021 “Proteger a Amamentação: uma responsabilidade de todos”.

 

O apoio deve ser prestado a cada mulher/casal durante a sua jornada de amamentação. E todos contam neste apoio. Todos somos responsáveis. Cada um, individualmente ou em sociedade, pode contribuir como agente ativo no esforço de garantir as melhores condições para o sucesso da amamentação e aleitamento materno. Esta corrente de apoio é essencial para criar o ambiente de proteção da amamentação.

 

Então, qual a mensagem que este cartaz pretende transmitir?

 

Primeiro: A amamentação é um comportamento privilegiado de interação entre a mãe e a criança. Mas o pai é um fator crítico de sucesso. Por isso, os três ocupam o lugar central do cartaz.

 

Segundo: Não estão sós. Na primeira linha dos cuidados estão os Enfermeiros Especialistas em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica (EESMO), que começam a promover a confiança para amamentar durante a gravidez e apoiam na amamentação nos primeiros dias de pós-parto/nascimento.

 

Terceiro: Mas não são os únicos. À sua volta, existem muitos agentes que compartilham a responsabilidade de cuidar, priorizar e apoiar a amamentação, como gotas de leite materno, frequentemente designado de «ouro líquido» que “nutrem” a mulher/casal e o bebé ao longo desta jornada. Cada gota é uma parte significativa na corrente de responsabilidade partilhada perante a amamentação: desde os investigadores, passando pelos profissionais de saúde, aos políticos e às entidades empregadoras que protegem os direitos laborais e sociais da amamentação. Assim, cada «gota de leite» conta e vale por si mesma, também cada agente desta corrente, seja qual for o seu papel, faz toda a diferença na proteção da amamentação. Pois é uma responsabilidade de todos.

 

Acreditamos que as instituições de saúde, os serviços e todos os profissionais que aí trabalham fazem parte desta corrente, assumindo-se, metaforicamente, como gotas de «ouro líquido» na proteção da amamentação.

 

Representada numa das «gotas de leite», também a vossa instituição de saúde faz parte desta corrente de apoio à amamentação! Enquanto entidade prestadora de cuidados na área de saúde materna e infantil, é a vossa estrutura que acolhe o casal e o bebé nas suas etapas de vida, muitas vezes as mais vulneráveis... E são os vossos cuidados que sustentam o caminho que muitos destes casais trilharão na sua jornada de amamentação.

 

Neste sentido, convidamos a Vossa instituição a unir-se à nossa iniciativa nas comemorações da SMAM 2021, através da impressão e exposição nos diversos serviços do cartaz que enviamos em anexo, manifestando assim o vosso compromisso nesta responsabilidade conjunta na promoção da saúde da mãe, do pai e da criança.

 

Para além da mensagem, o cartaz, depois de impresso e exposto nos serviços, possui um outro desafio: pedir a quem o lê, subscreva a mensagem que este procura partilhar através da “assinatura”, enquanto um gesto simbólico de assumir o compromisso de proteger, incentivar e apoiar a amamentação.

 

Todos contam. Contamos convosco.

 

Faça o download do cartaz aqui.