Semana Mundial do Aleitamento Materno

De:  01-10-2018

Até: 07-10-2018

Local: Portugal

 

A Mesa do Colégio da Especialidade de Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica (MCEESMO) da Ordem dos Enfermeiros associa-se às Comemorações da Semana Mundial do Aleitamento Materno que decorrerá em Portugal de 1 a 7 de Outubro de 2018.

Este ano o lema da semana é “Aleitamento Materno: Um alicerce para a vida” que tem como objectivo chamar a atenção para a promoção e apoio da amamentação como uma forma de contribuir para melhorar a saúde dos bebés em Portugal e no mundo.

O leite materno é o alimento ideal que fornece ao bebé todos os nutrientes que ele necessita. A Organização Mundial de Saúde recomenda o aleitamento materno exclusivo a partir da primeira hora de vida do bebé e até este completar seis meses. Após esta idade recomenda-se a introdução de alimentos complementares apropriados, adequados e seguros e encoraja-se a manutenção do aleitamento materno até 2 anos ou mais.

Este ano a OMS e a UNICEF dão particular importância à amamentação na primeira hora de vida e ao contacto pele a pele imediatamente após o nascimento, pois ambos estimulam a produção de leite materno, incluindo o colostro, também chamado a "primeira vacina" do bebé, que é extremamente rico em anticorpos e nutrientes.

Neste sentido, a MCEESMO elaborou este folheto para ser distribuído a todas as grávidas/casais, puérperas e mães lactantes que, durante a Semana Mundial do Aleitamento Materno, frequentem as consultas de saúde materna, saúde infantil ou de revisão de parto dos Centros de Saúde; e frequentem as consultas de obstetrícia, estejam internadas no bloco de partos/serviço de obstetrícia ou na medicina materno-fetal dos Hospitais.

SCM