Semana da Bastonária no Distrito de Braga - 22 a 25 de Setembro de 2008

De:  22-09-2008

Até: 25-09-2008

Local: Braga

A convite da Secção Regional do Norte (SRN) da Ordem dos Enfermeiros (OE) - e seguindo o princípio de proximidade entre os órgãos dirigentes da OE, os membros e os cidadãos em geral - a Enf.ª Maria Augusta Sousa, Bastonária da OE visitou o distrito de Braga entre os dias 22 e 25 de Setembro de 2008.

1º Dia
Esta iniciativa teve início com um encontro entre os representantes da Ordem dos Enfermeiros e os enfermeiros do Centro de Saúde (CS) de Fafe para, entre outros aspectos, apresentação de projectos inovadores em desenvolvimento na Sub-Região de Saúde de Braga. Falou-se igualmente das experiências vividas pelos profissionais que participam nas Unidades de Saúde Familiar (USF) do CS de Fafe, com visita às instalações.

Houve ainda tempo para o Enf.º Jorge Barros, da Sub-Região de Saúde de Braga, sobre o SAPE e sistemas de informação em Enfermagem.

Seguiu-se a visita ao Centro de Saúde de Guimarães, onde também houve hipótese de conhecer os projectos de trabalho em desenvolvimento naquela unidade de Cuidados de Saúde Primários. Um desses projectos denomina-se «Reabilitar em casa» e visa «promover a autonomia do utente dependente e seu cuidador, dotar o utente / cuidador de conhecimentos e habilidades promotoras da reabilitação / qualidade de vida  do utente, orientar e esclarecer o utente / prestador de cuidados» e «colocar o utente / cuidador num papel activo da  reabilitação co-responsabilizando-os».

De acordo com os dados apresentados, 70% os utentes que usufruem deste projecto do CS Prof. Arnaldo Sampaio, em Guimarães são do foto neurológico, com grande destaque para as vítimas de acidentes vasculares cerebrais. Os restantes 30% correspondem a pessoas com problemas ortopédicos e respiratórios.

Apesar das dificuldades sentidas, a avaliação feita a este projecto tem revelado resultados muito positivos. No que diz respeito aos doentes neurológicos, salienta-se a «redução da dependência do utente nos diferentes auto-cuidados e a aquisição de conhecimentos e habilidades do prestador de cuidados». Nos doentes do foro ortopédico, assistiu-se à recuperação da sua autonomia e nos utentes com patologias do foro respiratório, foi efectuada a limpeza das vias aéreas a 100%.

«Autonomia no Cuidar» foi outro dos projectos apresentado e que também se destina a doentes dependentes. Desta vez, o projecto procurou caracterizar e diagnosticar as necessidades e dificuldades destes doentes e seus cuidados, procurando a melhor forma de intervir para responder a essas necessidades e melhorar os cuidados e qualidade de vida dessas pessoas. O balanço feito até ao momento também revela uma intervenção bastante positiva.

«Preparação para o Parto», «Quando Crescer significa Sentir», «Quando Crescer Pesa» e «Espaço Amigo» foram outros dos projectos mencionados neste encontro.

Com o intuito de estabelecer contacto com ambientes em que os enfermeiros também prestam cuidados - e que não correspondem a unidades de saúde - a visita da Sr.ª Bastonária a Braga incluiu uma rápida visita ao Departamento Clínico do Vitória Sport Club de Guimarães.

O dia terminou com um jantar na cidade dos arcebispos, onde estiveram presentes enfermeiros de todo o distrito de Braga.

2º Dia
O segundo dia desta iniciativa começou com a visita à Escola Superior de Saúde do ISAVE (Instituto Superior de Saúde do Alto Ave).  Como seria de esperar, as questões relacionadas com o ensino da Enfermagem, o desemprego, o acesso à profissão estiveram em destaque.

Seguiu-se uma visita ao Centro de Saúde de Vila Verde, onde a Sr.ª Bastonária pode contactar com utentes e profissionais de saúde.
À tarde, ao Auditório da Câmara Municipal de Terras de Bouro foi palco do «À conversa com a Bastonária sobre a reconfiguração dos centros de saúde e as futuras unidades de Cuidados na Comunidade».

À noite, foi a vez de se efectuar uma tertúlia denominada «À conversa com a Bastonária sobre a Reforma do Serviço Nacional de Saúde», em Braga.

3º Dia
O Centro Hospitalar do Médio Ave - Unidade de Famalicão recebeu os representantes da Ordem dos Enfermeiros logo ao início da manhã de 24 de Setembro.

À tarde, houve encontro com os enfermeiros do Centro de Saúde de Barcelos / Barcelinhos, onde os profissionais deram a conhecer os projectos em curso naquela unidade de saúde.

O dia incluiu ainda uma visita cultural à cidade de Barcelos.

4º Dia
O último dia desta iniciativa foi dedicado às unidades de saúde e responsáveis políticos da cidade de Braga. O Hospital de São Marcos foi o primeiro local a receber a visita da Sr.ª Bastonária e do Enf. Germano Couto, Presidente do Conselho Directivo Regional da Secção regional do Norte da OE.

Na reunião em que esteve presente a Enfermeira Directora daquela unidade de saúde, falou-se sobre a construção do novo Hospital de Braga - um projecto que está a sofrer alguns atrasos, mas que virá substituir uma estrutura física que tem sofrido adaptações ao longo dos tempos e que comemorou 500 anos em 2008. Com cerca de 730 enfermeiros, o Hospital de São marcos possuía, naquela altura, cerca de 140 enfermeiros contratados.

Em declarações à comunicação social à saída do Hospital, a Enf.ª Maria Augusta Sousa referiu que os atrasos relativamente ao novo hospital podem não ser muito graves. «É preferível ter atrasos para que tudo seja bem feito do que adiantar e o processo correr mal».  Sobre as parcerias público-privadas, o que a Sr.ª bastonária referiu é que nestes casos «tem que se acautelar as mesmas condições de acesso de qualquer outro hospital público. E,  tenho em conta que «há algumas experiências que demonstram que não é o melhor modelo, Portugal deveria aprender com essas experiências».

Depois desta visita, a comitiva da OE foi recebida pela Dr.ª Ana Albuquerque, Directora do CS de Braga, e pela Enf.ª Rosa Pimenta, Enf.ª Chefe do CS de Braga, nas novas instalações do Serviço de Consultas de Atendimento Urgente (SACU) do Centro de Saúde de Braga.

Este SACU recebe utentes oriundos das várias unidades de saúde de Braga (Carandá, Maximinos e Infias) após o encerramento dos mesmos (após as 20H00). Entre Janeiro e Agosto de 2008, foram feitos cerca de 17500 atendimentos de Enfermagem naquela unidade.

Após o almoço, realizou-se um encontro com os enfermeiros do CS de Braga na Unidade do Carandá. Nesse espaço, foram apresentados o projecto concelhio de Preparação para a Parentalidade e o Método Psicoprofiláctico.

Recordou-se que no CS de Braga, os enfermeiros especialistas em Saúde Materna e Obstétrica são os profissionais que mais contactam com as famílias e por isso estavam numa posição privilegiada para dar apoio e orientação ao casal que está a viver uma fase de «amadurecimento e crescimento familiar».

O projecto concelhio começou na Unidade de Infias, mas foi alargado aos utentes das três unidades do concelho. Esta iniciativa inclui um curso de três meses, ministrado duas vezes por semana desde as 28 semanas de gestação, com aulas práticas e teóricas. Este curso visa áreas como a desmistificação do parto, colaboração durante o parto, amamentação, higiene do bebé, depressão pós-parto, etc.). O projecto contempla ainda o acompanhamento da grávida ( com visita ao Hospital de São Marcos), da mamã na fase do puerpério e do bebé até aos 28 dias de vida.

Os resultados são bastante positivos: houve uma diminuição em 10% do número de cesarianas, 50% das mulheres amamentaram até aos três meses e reduziu-se em 20% o número de mulheres que recorreram à analgesia epidural.

O último dia desta Semana no Distrito de Braga terminou com uma reunião na Sub-região de Saúde de Braga.
 

GCI LCN