Med Safety Week

De:  25-11-2019

Até: 29-11-2019

Pelo quarto ano consecutivo os Heads of Medicines Agencies, por via do seu Working Group of Communications Professionals, este ano com a colaboração do Uppsala Monitoring Centre (UMC) – Collaborating Centre for International Drug Monitoring da Organização Mundial de Saúde - e a International Coalition of Medicines Regulatory Authorities (ICMRA) organizam a iniciativa de comunicação Med Safety Week.

 

Esta campanha consiste numa semana de visibilidade sobre o tema da notificação de reacções adversas a medicamentos (25-29 de Novembro), assente no uso de redes sociais, sites das agências e media.

 

A campanha utilizará algumas das animações dos anos anteriores e terá 3 novas animações e uma imagem, focadas nas eventuais reacções adversas associadas à polimedicação.

 

Está prevista a participação de 57 países, bem como colaboração na divulgação por parte da Comissão Europeia, EMA e EURORDIS, WEB-RADR e Organização Mundial de Saúde.

 

O Infarmed participa nesta iniciativa pelo quarto ano, aproveitando a oportunidade para reforçar as mensagens relacionadas com a Farmacovigilância junto do público e dos profissionais de saúde, contribuindo assim para o objectivo partilhado pelas agências europeias do medicamento: aumentar a quantidade e qualidade de notificações de reacções adversas a medicamentos (RAM) e sensibilizar para a importância da notificação.

 

Para este objectivo, o auxílio dos parceiros do Infarmed é fundamental, tendo em vista uma ampla cobertura e eficácia da campanha e a difusão da mensagem a um maior número possível de pessoas.

 

Assim, no seguimento do apoio manifestado nas edições anteriores desta iniciativa, e em caso de concordância com os objectivos subjacentes, o Infarmed solicita a colaboração na difusão das referidas animações, entre os dias 25-29 de Novembro, através dos canais de comunicação que essa Entidade eventualmente disponha (site, redes sociais, e-mail, etc.).

 

As animações podem ser acedidas a partir deste link. O Infarmed irá partilhar estas animações nos seus canais oficiais nas redes sociais (LinkedIn, Twitter, Facebook e Youtube) durante esta semana, deixando por isso também o convite à consulta destes canais e à partilha das publicações sobre este tema.