Dia Mundial da Prematuridade
Dia: 17-11-2024
O Dia Mundial da Prematuridade é comemorado anualmente em 17 de novembro. O tema deste ano, “Mais de 13 milhões de bebés nascem demasiado cedo todos os anos. Acesso a cuidados de qualidade em todo o lado”. Este dia tem como objetivo aumentar a conscientização sobre o parto prematuro e as suas consequências para a saúde das crianças e das famílias. Recém-Nascidos (RNs) prematuros podem enfrentar uma série de desafios de saúde, incluindo problemas respiratórios, dificuldades alimentares, entre outros. O dia foi iniciado em 2008, pela Fundação Europeia para o Cuidado dos Recém-Nascidos (EFCNI) e organizações de pais europeias parceiras.
Esse dia é uma oportunidade para informar a população sobre as causas do nascimento prematuro, os avanços da ciência na área neonatal e os cuidados que os RNs prematuros necessitam para sobreviver e se desenvolver de maneira saudável.
O Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica (EEESIP) tem uma competência fundamental no cuidado aos RNs prematuros e suas famílias. Os EEESIP, com a sua formação e experiência, estão na linha de frente no suporte à saúde dos RNs prematuros.
A prematuridade é um problema complexo que envolve muitas áreas do conhecimento, e a função do EEESIP é imprescindível em todos os aspetos do cuidado neonatal. No Dia Mundial da Prematuridade, é importante reconhecer e celebrar o trabalho dos EEESIP que, com dedicação, ajudam a salvar e melhorar as vidas dos RNs prematuros.
Refletindo…
Apelamos a todos os EEESIP que iluminem os seus corações de roxo! E reconfortem os pais…pintem as vidas de afetos e vistam os corpos de carinhos… Ser pais e mãe antes do tempo… Estar preso a todos os gestos, monitores, alarmes…viver a paternidade do lado de fora da incubadora! Tantas dúvidas! Tanta incerteza! Tanta dor!, mas também muitas alegrias! Está a aumentar de peso!... vai deixar o ventilador… pequenos passos que fazem toda a diferença. Os dias passam mais rápido!! E as pequenas mudanças são enormes! A ansiedade aumenta… a esperança reconforta… o choro torna-se uma alegria! A fralda molhada é uma vitória…e as primeiras mamadas… uma sensação inexplicável. Chegou o dia tão esperado. Vamos todos para casa… Um nó na garganta não nos larga. Mas uma certeza prevalece aquela vida tão frágil é o centro das nossas vidas.