Dia Mundial da Criança

Dia:  01-06-2023

 

“As crianças são o recurso mais valioso e a maior esperança para o futuro”
John Fitzgerald Kennedy

 

Meninos e meninas,
Senhores Enfermeiros e Senhoras Enfermeiras,
Caros amigos e caras amigas de entidades parceiras de Campolide,

 

Hoje celebramos não apenas a felicidade que as crianças trazem ao redor do mundo, mas também a criança dentro de nós, que mantém viva a luz da alegria nos nossos corações. É um dia dedicado, em muitos países, à fraternidade e compreensão das crianças do mundo e é aproveitado para atividades que promovem o bem-estar e os direitos das crianças.


O Dia Mundial da Criança foi estabelecido pela primeira vez em 1954 como o Dia Universal da Criança e é comemorado em alguns países em junho e em outros em novembro de cada ano para promover a proteção dos direitos da criança em todo o mundo e a melhoria constante de seu padrão de vida e oportunidades.


No Dia da Criança, dia 1 de junho em Portugal, celebramos os progressos alcançados, mas acima de tudo é um dia para chamar a atenção para a situação dos meninos e meninas mais desfavorecidos, dar a conhecer os direitos das crianças e sensibilizar as pessoas para a importância da construção e sustentabilidade de ambientes protetores para, que se tornem as melhores condições de bem-estar para o seu desenvolvimento. É indiscutível que a Mesa do Colégio da Especialidade de Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica (MCEESIP), as Escolas e outras Entidades se preocupam em ir ao encontro das necessidades e expectativas dos meninos, meninas e adolescentes, no quadro do respeito pelos seus direitos e cumprimento dos seus deveres, o que é fundamental na construção de um mundo mais inclusivo e solidário.

 

Este dia mundial lembra que todas as crianças têm direito à saúde, educação e proteção, independentemente do lugar do mundo em que nasceram.


Dedicar um dia mundial às crianças serve também para fazer um apelo global sobre as necessidades dos mais pequenos e para reconhecer o trabalho das pessoas que todos os dias ajudam as crianças a ter um futuro melhor.


A UNICEF é a principal organização internacional responsável por proteger os direitos das crianças e alcançar mudanças reais na vida de milhões de crianças. Trabalham pelos direitos das crianças há 75 anos. O trabalho é baseado na Convenção dos Direitos da Criança, que foi aprovada em 20 de novembro e mudou a nossa forma de cuidar das crianças e jovens em todo o mundo.


No Dia da Criança, a Ordem dos Enfermeiros, nomeadamente a MCEESIP, e algumas entidades da região de Campolide (Junta de Freguesia de Campolide, Liberdade Atlético Clube, Escola Básica Mestre Querubim da Lapa, Projeto Pais Campeões, ADM Estrela, Alpha Box) juntam-se à comunidade internacional na promoção e defesa dos direitos da criança.


A participação das crianças em todas as esferas deve ser algo que se desenvolva de forma natural e frequente. Como afirma a Convenção sobre os Direitos da Criança no seu artigo 12, devemos garantir às crianças a oportunidade de serem ouvidas, que possam expressar as suas opiniões sobre os assuntos que as afetam e que sejam levadas em consideração com base na sua idade e grau de maturidade.


Por isso, desenvolveremos iniciativas como a pintura, o desenho, os jogos tradicionais, o jogo dos valores, o hospital da bonecada, a dança, entre outras, em que são os próprios meninos e meninas dos 3 aos 10 anos que se expressam em torno de temas atuais como saúde infantil, mental, mudanças climáticas, proteção contra a violência e educação para todos.


Nós, adultos, também temos um desafio para este Dia Mundial da Criança: ouvi-los ativamente e ajudá-los a construir o mundo com que sonham.


Por último, quero fazer uma bela reflexão com um poema por Dorothy Nolte, sobre a infância e que diz assim:


"Se as crianças convivem com críticas, aprendam a condenar.
Se as crianças vivem com hostilidade, aprendem a lutar.
Se as crianças vivem com medo, aprendem a ser apreensivas.
Se as crianças vivem com pena, aprendem a sentir pena de si mesmas.
Se as crianças vivem com o ridículo, aprendem a ser tímidas.
Se as crianças vivem com ciúmes, aprendem a ser invejosas.
Se as crianças vivem com vergonha, aprendem a sentir-se culpadas.

Mas se as crianças vivem com coragem, elas aprendem a confiança.
Se as crianças vivem com tolerância, elas aprendem a paciência.
Se as crianças vivem com elogios, eles aprendem a apreciar.
Se as crianças vivem com aceitação, eles aprendem a amar.
Se as crianças vivem com apreço, eles aprendem que é bom ter um objetivo.
Se as crianças vivem a partilha, eles aprendem a generosidade.
Se as crianças vivem honestamente, eles aprendem a veracidade...
Se as crianças vivem de forma justa, elas aprendem justiça.
Se as crianças vivem com bondade e consideração, elas aprendem respeito.

 

Juntos, promovemos os direitos das crianças!


Mensagem da MCEESIP