Dia de Luto Nacional pelas Vítimas de Violência Doméstica

Dia:  07-03-2024

A violência doméstica constitui uma realidade social intolerável. Desde 2019 que é assinalado o dia 7 de março como Dia de Luto Nacional pelas Vítimas de Violência Doméstica, como forma de homenagear as vítimas, manifestar solidariedade com as suas famílias e renovar anualmente o propósito de continuar o combate a uma realidade que se perpetua e que é inaceitável.

 

Estudos internacionais apontam para que uma em cada três mulheres irá sofrer de violência durante a sua vida e que, muitas vezes, as vítimas de um tipo de violência experienciam outras formas de violência ao longo da vida.

 

Em Portugal, em 2023, registaram-se 22 homicídios voluntários em contexto de violência doméstica (17 mulheres, 2 crianças e 3 homens) e em 27,2% destes casos verifica-se a existência de processos anteriores de violência doméstica documentados. Foram ainda apresentadas mais de 30.000 denúncias de violência doméstica à polícia.

 

Assim, apesar do trabalho desenvolvido nos últimos anos, os dados atuais não deixam dúvidas de que é fundamental continuar a apostar em ações congruentes e assertivas e ainda na congregação de esforços de toda a sociedade para defender, de forma intransigente, a integridade e a dignidade das vítimas.

 

Os Enfermeiros Especialistas em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica congregam-se neste esforço e assumem a sua preparação e disponibilidade para intervir, acreditando que pelas competências específicas que detêm se encontram numa posição privilegiada para a implementação de estratégias de prevenção e intervenção junto das vítimas de violência doméstica e suas famílias, com garantias de segurança e qualidade dos cuidados.

 

É este o nosso desígnio e, inequivocamente, todos os Enfermeiros Especialistas em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica dizem presente.

 

Peça-lhes ajuda e tenha um dia mais seguro.