Dia Mundial da Prematuridade

Dia:  17-11-2021

 

O Dia Mundial da Prematuridade é comemorado anualmente a 17 de Novembro, sendo este ano o mote da Fundação Europeia dos Cuidados ao Prematuro “Aja Agora! Mantenha juntos pais e bebés que nascem cedo demais”.

 

Todos os dias, nascem em Portugal 17 recém-nascidos prematuros. Portugal tem uma das mais altas taxa de prematuridade da Europa, com um registo anual de 8% de partos antes das 37 semanas de gestação (PORDATA, 2019). Dado que a prevalência de nascimentos prematuros é atualmente estimada em aproximadamente 10% dos nascimentos em todo o mundo, as consequências potenciais da prematuridade dizem respeito a uma parte significativa da população. Estas consequências, a curto, médio e longo prazo, incluem alterações físicas, emocionais e nas dinâmicas familiares, que causam insegurança e medo e que podem fragilizar os cuidados básicos e afetivos da criança.

 

Na tentativa de controlar a disseminação do vírus COVID-19, a grande maioria das UCINs tem limitado o acesso dos pais, e as restrições diferem não apenas entre países, mas também entre os hospitais de cada país. É certo que a situação que enfrentamos é nova e pode ser muito cedo para ter uma estratégia baseada em evidências. No entanto, a separação precoce também apresenta um risco que não pode ser menosprezado, sendo prejudicial tanto para o recém-nascido quanto para os pais.

 

 

A MCEESIP considera que este é um impacto da pandemia que deve ser seriamente equacionado e que devem ser tomadas ações urgentes para proteger os recém-nascidos e os pais. Estamos confiantes de que os Enfermeiros Especialistas em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica serão mais uma vez basilares na proteção destas crianças e famílias, especialmente vulneráveis, e serão defensores dos cuidados centrados na família. Acreditamos que, mesmo num período desafiador, como o que estamos a vivenciar, juntos podemos continuar a garantir cuidados de Saúde Infanto-Juvenil de alto nível.

 

Faça o download do cartaz aqui.