Dia Mundial da Prematuridade

Dia:  17-11-2022

 

O Dia Mundial da Prematuridade é assinalado anualmente a 17 de novembro, com o objetivo de aumentar a consciência mundial sobre os desafios do nascimento prematuro e para homenagear todos os bebés prematuros e suas famílias. Esta data foi determinada em 2008 por iniciativa da EFCNI (European Foundation for the Care of Newborn Infants), em parceria com várias organizações europeias de pais de crianças prematuras, e foi comemorado pela primeira vez em 2009. A cor roxa simboliza sensibilidade e singularidade. Outro simbolismo é o estendal com 10 pares de meias de bebé, com um par mais pequeno de cor roxa, que significa que em todo o mundo, 1 em cada 10 recém-nascidos nasce prematuro.

 

Este ano o mote é “O abraço dos pais: uma terapia poderosa: garanta o contato pele com pele desde o momento do nascimento”. As devastadores consequências da pandemia, de repercussões a uma escala mundial, também na gestão de cuidados em neonatologia, em que a grande maioria das UCINs limitou o acesso dos pais, continuam a assombrar o presente.

 

2022 tem sido o ano do reencontro, do regresso do presencial, dos abraços, do toque, do contato, tão importantes nas relações humanas. A MCEESIP apoia o mote da EFCNI e realça o poder terapêutico do abraço e do contato pele com pele, para todos os recém-nascidos, de um modo muito especial para os prematuros e para a facilitação da transição para a parentalidade, por todas as vantagens e benefícios bem conhecidos na literatura na vinculação e na promoção das várias competências da criança, desde o nascimento e nas várias etapas do seu desenvolvimento.