Dia Internacional da Sensibilização para o Método Canguru

Dia:  15-05-2020

 

A Ordem dos Enfermeiros e a Mesa do Colégio da Especialidade de Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica não poderia deixar de assinalar esta efeméride. O Dia Internacional da Sensibilização para o Método Canguru (15 de Maio) é um evento global comemorado desde 2011.


Destacamos a importância do Método Canguru no Recém-Nascido (Rn), apesar da necessidade de restrições temporárias durante a pandemia.


O contacto pele a pele, neste momento de crise, deve ser realizado exclusivamente pela mãe assintomática e que previamente não tenha tido contacto com pessoas com síndrome gripal ou infecção sintomática pelo SARS-CoV-2.


Não é recomendada a presença do pai, mesmo assintomático e que não tenha tido contacto com alguém infectado.


Destacamos as repercussões desta medida no estabelecimento de vínculo do pai/filho e no isolamento da mãe e consequente risco para a sua saúde mental.


Realçamos que são medidas provisórias face à pandemia por COVID-19. A restrição da presença do pai nesse momento epidemiológico é justificada por representar o aumento da circulação de pessoas em contacto com o Rn e o consequente risco de contágio.


Assim, o Método Canguru é muito importante porque tem enormes vantagens para o Rn, pais e família, já conhecidas e estudadas:
- aumenta o vínculo entre a tríade,
- evita longos períodos sem estimulação sensorial,
- favorece o desenvolvimento neurocomportamental,
- estimula o aleitamento materno,
- proporciona melhor controlo térmico e
- diminui o tempo de hospitalização.


Este é, também, o momento para agradecer e enaltecer o trabalho de todos os enfermeiros que promovem o Método Canguru.


A implementação desta estratégia de cuidados, em consonância com a política de humanização e integralidade de cuidados de enfermagem ao Rn, pais e família é uma realidade nos nossos serviços de Neonatologia e Pediatria.

 

Veja aqui o vídeo.