Dia Internacional contra a Violência e o Bullying na Escola

Dia:  02-11-2023

Comemora-se hoje, primeira 5ª feira do mês de novembro, o Dia Internacional contra a Violência e o Bullying na Escola (incluindo o Cyberbullying). Este ano a comemoração da efeméride, promovida pela UNESCO, enfatiza a forte relação entre a violência em meio escolar, a saúde mental e os resultados de aprendizagem, tendo como tema “Não há lugar para o medo: Acabar com a violência em meio escolar para melhorar a saúde mental e a aprendizagem”.

 

A violência em meio escolar pode ocorrer sob a forma de violência física, psicológica ou sexual, e inclui ainda a violência baseada no género, o bullying e o cyberbullying. Todos os anos, no mundo, um bilião de crianças sofrem de violência nas escolas e nas suas imediações. Uma em cada três crianças / adolescentes entre os 11 e os 15 anos de idade sofre de bullying pelo menos uma vez por mês. Na mesma faixa etária, cerca de 36% das crianças / adolescentes experienciam um confronto físico com os seus pares e quase uma em cada três é fisicamente atacada pelo menos uma vez por ano. Finalmente, uma em cada 10 crianças é vítima de cyberbullying.

 

As(Os) enfermeiras(os), e particularmente as(os) enfermeiras(os) especialistas em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica (ESMP) que atuam em contexto escolar, têm um papel fundamental na mudança desta inaceitável realidade. A violência anda, não raras vezes, de mão dada com o défice de literacia em saúde mental, défice esse que frequentemente se alastra também às(aos) educadoras(es) e que se traduz em dúvidas acerca da forma como devem lidar com este tipo de situações. A intervenção psicoeducacional, competência específica das(os) enfermeiras(os) especialistas em ESMP, pode ser a chave para um ambiente escolar mais saudável, mais promotor da saúde mental e, consequentemente, mais potenciador da aprendizagem.

 

A todas e a todos, um feliz Dia Internacional contra a Violência e o Bullying na Escola!

 

P’la MCEESMP,