Critical-Care Pain Observation Tool (CPOT)

Dia:  28-04-2023


A monitorização e gestão da dor constitui um desafio para os profissionais de saúde, especialmente em doentes não comunicantes, sedados e intubados. Para que tal aconteça a avaliação da dor, com instrumentos fiáveis e adequados à tipologia de doentes e capacidade de comunicar é fundamental.


A intervenção do enfermeiro na dor insere-se no âmbito da sua avaliação, prevenção e tratamento, agindo no sentido da promoção de cuidados que a eliminem ou a torne num nível considerado aceitável para a pessoa, sendo o alívio da dor, na atualidade, considerado como um direito humano fundamental. Tendo estes princípios como norteadores da sua ação, e de forma a dar resposta mais eficaz na gestão da dor no doente crítico, um grupo de trabalho procurou uma escala que fosse passível de ser aplicada em doentes onde a autoavaliação pudesse estar comprometida, por situações de alteração do estado de consciência, sedação ou pela própria tecnologia invasiva.


A escala que presentemente cumpre estes requisitos, a CPOT, permite a avaliação da dor em doentes onde esta poderia ser difícil pela ausência do autorrelato, sendo a sua utilização recomendada pela Society of Critical Care Medicine.


O grupo de trabalho, seguindo todos os procedimentos recomendados pelas guidelines internacionais, validou e determinou as caraterísticas psicométricas da escala de avaliação da dor designada CPOT - Critical-Care Pain Observation Tool junto da população portuguesa criando, assim uma alternativa à atualmente utilizada, BPS. As vantagens da utilização da escala de avaliação da dor CPOT são as de que, esta, pode ser aplicada em doentes ventilados e não ventilados, sedados e não sedados, mas incapazes de verbalizar.


A escala já validada em outros países encontra-se agora também validada para a população portuguesa e publicada, podendo ser consultada em https://doi.org/10.3390/healthcare10061075

 

Referência:

Marques, Rita; Araújo, Filipa; Fernandes, Marisa; Freitas, José; Dixe, Maria Anjos & Gélinas, Céline (2022). Teste de Validação do European Portuguese Critical-Care Pain Observation Tool. Saúde 10, n.º 6: 1075.