Comemoração do Dia Internacional do Enfermeiro EESMO

Dia:  05-05-2020

No dia 5 de Maio comemora-se o Dia Internacional dos profissionais que acompanham a grávida, parturiente e puérpera e recém-nascido e a sua família, promovendo uma transição saudável através de uma experiência da gravidez e parto positiva. Em Portugal, os profissionais que assumem lugar de destaque no âmbito desta missão são os Enfermeiros Especialistas em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica (EEESMO).

A valorização e o reconhecimento social e interpares no espaço dos cuidados de saúde constituem elemento chave para a melhoria do sistema de saúde, pois os enfermeiros "são a espinha dorsal de todos os sistemas de saúde: em 2020 apelamos a todos os países para investirem em enfermeiros e midwives como parte do seu compromisso com a saúde para todos", tal como defendeu o Director Geral da Organização Mundial da Saúde na sua mensagem do Dia Mundial da Saúde 2020.

Assim, e subscrevendo o lema para as comemorações de 2020 da International Confederation of Midwives, acreditamos que O NOSSO TEMPO É AGORA – por isso, é tempo de celebrar, demonstrar, mobilizar, unir.

A Mesa do Colégio da Especialidade de Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica (MCEESMO) está empenhada em comemorar o trabalho dos EEESMO e reconhecer as vicissitudes com que se confrontam no dia-a-dia, a maior parte das vezes em condições desafiadoras para os próprios e para as mulheres, recém-nascidos e família, e pugnar para que os EEESMO possam desenvolver todo o seu potencial enquanto prestadores de cuidados de saúde especializados.

Este ano, deparamo-nos com um novo desafio – vivemos tempos de pandemia de COVID-19. Por isso, decidimos comemorar este dia – 5 de Maio – criando uma oportunidade de nos reunirmos, mesmo que virtualmente, através de um Webinar intitulado de: COVID-19 & os direitos e deveres do casal aos cuidados, no âmbito da Gravidez, Parto e Pós-Parto, onde serão abordadas as temáticas:
• Modelo de cuidados seguros e algoritmos na tomada de decisões para a assistência durante o trabalho de parto e pós-parto;
• Direitos e deveres da grávida, parturiente e puérpera em contextos COVID-19: perspectiva jurídica;
• O plano de parto com contacto pele com pele e amamentação, em tempo da COVID-19.

Neste dia, e neste evento, gostaríamos de contar com a vossa participação, pois NINGUÉM ESTÁ SOZINHO e TODOS OS EESMO CONTAM. CONTAMOS CONTIGO!

Para marcar este dia, preparámos ainda um marcador de livros alusivo à data, o qual podem imprimir.