Webinar "Manual de apoio à consulta de enfermagem ao utente com patologia cardiovascular"

  • 04-02-2022

No dia 22 de Fevereiro, pelas 21h, irá decorrer o webinar de lançamento do "Manual de apoio à consulta de enfermagem - utente com patologia cardiovascular”.

 

Ricardo Correia de Matos, Presidente do Conselho Directivo da Secção Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros, irá participar no painel "Como potenciar o papel da enfermagem na gestão da doença cardiovascular?" e dará algumas notas finas.

 

Consulte o programa deste evento online AQUI

 

A todos os participantes do webinar ser-lhes-á facultada a possibilidade de fazer gratuitamente o download do manual completo bem como todas as ferramentas interactivas.

 

Deverá fazer o seu registo na plataforma digital SaúdeFlix e inscrever-se através do seguinte link: https://bit.ly/3ggePw4

 

As doenças cardiovasculares permanecem a principal causa de morte em Portugal. O doente com patologia cardiovascular é um doente com múltiplos factores de risco, habitualmente polimedicado e um utilizador frequente dos recursos de saúde quer em contexto de cuidados de saúde primários quer a nível hospitalar. Esta complexidade inerente às doenças cardiovasculares obriga a uma abordagem multifactorial e uma integração dos cuidados de saúde destes doentes.

 

Para isso, o papel da enfermagem é fundamental.

 

No sentido de uniformizar conceitos e ensinos na abordagem ao utente com patologia cardiovascular, não só em contexto hospitalar como também em contexto de CSP, foi desenvolvido o “Manual de apoio à consulta de enfermagem ao utente com patologia cardiovascular” por um grupo de enfermagem da região centro, +CORAÇÃO +VIDA, com o apoio científico da Secção Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros e com o Núcleo de Enfermagem em Cardiologia da SPC.

 

Este manual, com várias ferramentas práticas e interactivas para a intervenção em consultas de enfermagem e educação aos doentes e suas famílias, contempla 6 áreas de actuação de foro cardiovascular:

  • Factores de risco cardiovascular;
  • Síndrome coronária;
  • Insuficiência cardíaca;
  • Doença cardíaca estrutural;
  • Arritmias;
  • Cirurgia cardíaca.