Webinar: Inteligência Artificial na Saúde

• 04-04-2024

Inserido na nova rubrica "Ciência do Cuidar", a SRCentro promove o webinar Inteligência Artificial na Saúde, no dia 16 de abril, das 21h às 23h.

A Inteligência Artificial (IA) é a capacidade de dispositivos eletrónicos funcionarem de uma maneira que lembra o pensamento humano. Isso implica perceber variáveis, tomar decisões e resolver problemas.

A capacidade de analisar grandes volumes de dados, aprender padrões complexos e realizar tarefas de forma autónoma, está a levar a IA a revolucionar a forma como tratamos, cuidamos e prevenimos complicações.

Algumas áreas da saúde onde a IA terá cada vez mais um papel relevante: Diagnóstico de doenças, monitorização remota e prevenção, gestão de dados e eficiência Hospitalar, politicas de saúde, entre outras.

Veremos no futuro próximo muitas mais aplicações da IA, pois possui um potencial imenso na transformação digital na saúde, contribuindo para tornar mais precisa, personalizada e eficiente abrindo caminhos para uma monitorização e vigilância mais avançada e centrada no doente.

A atividade é aberta a todos os enfermeiros e estudantes de Enfermagem com interesse na área, sendo a inscrição gratuita, mas obrigatória no Balcão Único AQUI.

Objetivos:

1. Perceber o conceito de Inteligência Artificial;

2. Aplicar soluções de Inteligência Artificial nos cuidados de saúde;

3. Discriminar cuidados a ter e perigos a prevenir na aplicação e desenvolvimento de AI;

4. Intervir de forma crítica no plano de implementação da Inteligência Artificial na saúde.

Preletores:

Fernando Macedo - Presidente Conselho Jurisdicional Regional | SRNorte Ordem Enfermeiros

Hugo Santos - Enfermeiro, Mestre Reabilitação Neurológica, Docente Carreira | Escola Superior de Saúde do Alcoitão

Moderador: Pedro Lopes - Tesoureiro Conselho Diretivo Regional | SRCentro Ordem Enfermeiros

Inscrições: Balcão Único
Local: Plataforma online Cisco Webex (após inscrição receberá no dia do evento o link para assistir ao Webinar)
Prazo limite de inscrição: 15 de abril (21h00)
Evento: Gratuito
Duração: 2h (esta atividade irá atribuir 0,35 Créditos de Desenvolvimento Profissional - CDP)
Organizador: SRCentro
Público Alvo: Enfermeiros
Nota: Necessita assistir, no mínimo, a 50% do total de horas do webinar para obtenção de certificado