SRCentro junto dos estudantes de enfermagem

• 19-05-2021

Desde 2018 que a Secção Regional do Centro (SRCentro) tem dinamizado vários workshops nas oito instituições de ensino superior de Enfermagem da sua área de abrangência – distritos de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu.

Apesar do impacto da pandemia, estas acções, realizadas para preparar a integração dos estudantes de Enfermagem na vida profissional e que os informa sobre ética, deontologia e regulação profissional, continuaram a ser dinamizadas à distância pela SRCentro.

Neste seguimento, e já em formato presencial, Pedro Lopes, Presidente do Conselho de Enfermagem Regional, e Valter Amorim, Presidente do Conselho Jurisdicional, participaram recentemente no workshop para os estudantes do 4º ano da Escola Superior de Saúde do Instituto Piaget, em Viseu.

Durante a sessão, Valter Amorim reconheceu que “as sessões com os estudantes do 4º ano que temos realizado são momentos de interacção e conhecimento. O objectivo é apresentar a Ordem dos Enfermeiros e fazer com que conheçam a sua estrutura e funcionamento.”

Para o Presidente do Conselho Jurisdicional, “servem também para desenvolver a consciência de pertença a uma profissão onde impera a deontologia profissional e uma arte, o Cuidar. Estas iniciativas configuram um espaço de partilha e de pedagogia para o futuro, que tem grande importância para acautelar más decisões, acima de tudo empoderamento pessoal e profissional. Na nossa óptica, com enorme repercussão nos estudantes, futuros enfermeiros, mas também para a profissão”.

GCI/MA e PR