SRCentro apela à reabertura da Extensão Saúde da Aguda

  • 12-08-2021

No seguimento de um abaixo-assinado remetido à Secção Regional do Centro (SRCentro) da Ordem dos Enfermeiros a pedir a reabertura urgente da extensão de saúde de Aguda, da Unidade de Saúde Familiar (USF) de Figueiró dos Vinhos, a SRCentro enviou ofício à Administração Regional de Saúde do Centro (ARS Centro) a solicitar a resolução célere da situação.

 

Realizado de forma espontânea, e assinado por cerca de 400 pessoas, o documento apela à reabertura imediata deste posto de saúde, que se encontra encerrado desde Março de 2020.

 

Atendendo que o acesso à saúde é um direito consagrado constitucionalmente e que o intento fundamental da Ordem dos Enfermeiros passa pela promoção e defesa “da qualidade dos cuidados de enfermagem prestados à população, bem como o desenvolvimento, a regulamentação e o controlo do exercício da profissão de enfermeiro, assegurando a observância das regras de ética e deontologia profissional” (n.º 1, artigo 3º do Estatuto da Ordem dos Enfermeiros), a SRCentro pediu à Dr.ª Rosa Maria dos Reis Marques, Presidente da ARS Centro, a averiguação do ocorrido e a rápida resolução do problema.

 

Numa freguesia onde a população é maioritariamente idosa, com dificuldades de deslocação acrescidas pelos poucos transportes disponibilizados, o acesso a cuidados de saúde primários tem sido adiado pelos utentes.

 

Com a actual fase de desconfinamento da pandemia COVID-19, não é aceitável que a prestação de outros cuidados e tratamentos de saúde seja posta em causa, deixando ainda mais fragilizados os moradores da freguesia da Aguda que aguardam, há mais de 16 meses, pela reabertura e o normal funcionamento da sua extensão de saúde.

 

“Acredito que, a partir deste pedido de colaboração, a ARS Centro irá encetar as diligências necessárias para reabrir rapidamente a extensão de saúde da Aguda”, declarou Ricardo Correia de Matos, Presidente do Conselho Directivo da SRCentro. 

 

GCI/MA e PR