Sessão Conhecer para Intervir

  • 27-09-2019

A sessão Conhecer para Intervir, que decorreu hoje no Anfiteatro 2 do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, levou cerca de 70 enfermeiros interessados em saber mais sobre os estudos de caracterização do contexto da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) e dos Serviços de Urgência (SU) da área de abrangência da Secção Regional do Centro (SRCentro) da Ordem dos Enfermeiros.

 

Durante a parte da manhã, a apresentação centrou-se na RNCCI. Das 112 unidades que integram esta rede no âmbito da SRCentro, apenas 29 participaram no estudo.

 

Contudo, um aspecto muito destacado ao longo da apresentação e da mesa redonda que contou com a participação do Enf. Leandro de Sousa Cardoso (da Associação de Enfermeiros em Cuidados Continuados e Paliativos); da Enfª Bernardete Leite (ECL Ovar), da Enfª Elisabete Ferreira (EGA ULS Guarda), da Enf.ª Vera Barbosa (Directora Técnico UCCI Associação do Centro Social de Escapães) e do Enf. João Neves (Coordenador do Projecto e vogal suplente do Conselho de Enfermagem da SRCentro), foi que, nas 112 unidades faltam mais de 1000 enfermeiros (segundo o cálculo estatístico à luz do Regulamento n.º 743/2019 (25 de Setembro) – Dotações Seguras).

 

Paralelamente, a falta de articulação entre estas unidades e a falta de articulação entre unidades de diferentes regiões foram desafios apontados pelos palestrantes. Os enfermeiros presentes também interpelaram os prelectores sobre a necessidade de apostar mais na vertente da saúde mental no âmbito desta rede, assim como a necessidade de investimento, financiamento e literacia das equipas de gestão destas unidades.

 

A tarde ficou reservada à apresentação do estudo de caracterização dos SU, pelo Coordenador do Projecto e vogal suplente do Conselho de Enfermagem da SRCentro, Enf. Rui Macedo.

 

Dos 23 SU que integraram a amostra deste estudo, concluiu-se que o perfil do enfermeiro que trabalha nas diferentes tipologias de SU (Serviço de Urgência Básica, Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica e Serviço de Urgência Polivalente), é, na sua maioria, do género feminino, entre o grupo etário dos 31 aos 40 anos. Maioritariamente, possui uma experiência profissional inferior a 5 anos e superior a 16 anos. São licenciados e cerca de 70% detêm a categoria profissional de Enfermeiro, enquanto apenas 17,7% são enfermeiros especialistas em Enfermagem Médico-Cirúrgica e da amostragem, 62,4% têm formação em SAV.

 

 

O painel que integrou a mesa redonda dedicada à análise dos dados apresentados sobre os SU referiu que, na generalidade, o estudo reflecte a realidade encontrada. O Enf. Bruno Macedo (Adjunto da Direcção de Enfermagem da ULS Guarda), o Enf. António Veiga (SU Médico-Cirúrgica CHUC - HG) e a Enfª Goreti Fernandes (SU Polivalente Hospital de São Teotónio - Centro Hospitalar Tondela-Viseu) destacaram a necessidade de haver mais enfermeiros com formação em SAV, bem como em transporte de doente crítico. 

 

Entre a plateia, foi levantada a questão de mudar o paradigma e haver uma focalização no doente e na avaliação dos motivos que o levam ou que levam outros profissionais a encaminharem determinados pacientes para os SU, bem como o apelo para que ambos os estudos possam ser mais aprofundados, expandidos a outras regiões do país e sirvam como ponto de partida para uma análise por parte da tutela no sentido de definir melhores políticas de saúde. 

 

 

GCI/MA e PR