Ricardo Correia de Matos anuncia recandidatura à SRCentro

• 12-06-2019

Ricardo Correia de Matos acaba de anunciar a recandidatura à liderança da Secção Regional do Centro (SRCentro) da Ordem dos Enfermeiros.

Na abertura da segunda edição do Seminário NÃO VAIS ESTAR SOZINHO, que decorreu no dia 11 de Junho, no Convento de São Francisco, o Presidente do Conselho Directivo da SRCentro estabeleceu o compromisso de “retribuir a esta profissão tudo aquilo que ela me deu e tudo o que ela me continua a dar e por isto quero aproveitar este momento para afirmar que eu e a minha equipa estamos disponíveis, se assim for esse o vosso desejo, para continuar este caminho nos próximos quatro anos. Um caminho de desenvolvimento, de construção, onde a Enfermagem, pela dimensão do seu cuidar, será, indubitavelmente, um pilar fundamental no futuro de Portugal. Porque nunca deixamos ninguém sozinho!

Fazendo um balanço dos três anos e meio de trabalho realizado na SRCentro, Ricardo Correia de Matos sublinhou a ousadia dos órgãos sociais: “construímos parcerias difíceis de imaginar quando tomámos posse, escrevemos um compromisso com todas as secções regionais das ordens profissionais da saúde onde assumimos a importância de equipas multidisciplinares e a emergência de colocar a pessoa no centro do sistema de saúde. Um compromisso único em Portugal. A enfermagem não começa na entrega do título de enfermeiro, mas sim quando ingressamos numa escola de enfermagem e é precisamente aí a paixão de ser enfermeiro. E por isso assinámos um compromisso com todas as escolas de enfermagem da região centro, em edificar juntos o futuro desta profissão”.

Para o presidente, “a grande vitória dos corpos sociais da actual OE é precisamente a libertação do pensamento crítico do enfermeiro, a devolução do orgulho em ser enfermeiro, mas para que tudo isto possa acontecer, foi necessário a OE estar ao lado dos Enfermeiros na defesa da qualidade e da segurança dos cuidados e, acima de tudo, a defesa da vida humana. A OE é o máximo garante da vida das pessoas e por isso foi considerada digna de se auto regular para que, desta forma, qualquer um de nós, quando temos necessidade de cuidados de enfermagem, sabemos que vamos encontrar qualidade e segurança e por isso dissemos ninguém está sozinho. A OE existe para estar ao lado dos membros e ao lado da profissão”, referiu.

Ricardo Correia de Matos abordou ainda a regulamentação da estrutura de controlo de qualidade “porque precisamos de prevenir os contextos onde a segurança e a qualidade não estão a ser assegurados, e evitar desta forma o erro. Por considerámos imprescindível o crescimento académico da profissão, criámos a EQUIPS, para apoiar os colegas que necessitam de ajuda nesta dimensão” e anunciou a criação da nova Biblioteca da Saúde – “um projecto inovador e diferenciador em Portugal e, porque não existe desenvolvimento sem reconhecimento, criámos a Gala dos Enfermeiros - um momento único de partilha, de união, de reconhecimento dos melhores".

Assinalou igualmente os projectos LadoaLado, LadoaLado.Com, Ser + Enfermeiro, Um Conselho de Enfermeiro e a participação no Programa Check Up do Canal Saúde + e o Orçamento Participativo, projectos de proximidade e de construção de valor, além do facto de a SRCentro estar preparada para receber o certificado de qualidade pela norma da ISO 2015.

Sobre o percurso alcançado, referiu que “com profissionalismo, com dedicação, com competência, a SRCentro provou que tudo é possível, desde que acreditemos e direccionemos o nosso foco e a nossa energia para o resultado que queremos atingir. Este evento, que começou num sonho e numa ideia, hoje é uma realidade. Neste processo entre o sonho e a concretização, existe uma crença que deverá estar sempre presente: a consciencialização de que sozinhos nada conseguimos. O sucesso da SRCentro reside inteiramente na equipa que eu lidero, sou simplesmente um rosto. Qualquer um dos que me acompanha é muito melhor do que eu. Esta capacidade de cooperar, de agir de forma concertada e alinhada com aqueles que têm intenções comuns à nossa é particularmente relevante. Nós não estamos sozinhos e é importante entendermos todos o poder de estarmos acompanhados. Todos sabemos que sozinhos podemos chegar mais rápido, mas juntos podemos ir muito mais longe e se conseguirmos caminhar todos juntos, vamos conseguir perceber um dia o verdadeiro poder de ser enfermeiro”.

GCI