Promover a alimentação saudável

  • 08-11-2018

Com o tema “Alimentação Saudável”, a sessão LadoaLado.Com decorreu hoje no Auditório da Secção Regional Centro (SRCentro), em Coimbra, e reuniu vários enfermeiros envolvidos em vários projectos com boas práticas no âmbito de iniciativas alimentares saudáveis.

 

Hugo Santos, da UCC de Vagos, e Anabela Resende, da USP de Vagos, apresentaram o projecto “Na Medida Certa”. Dirigido a pais, crianças, docentes e IPSS, o projecto conseguiu, desde 2015, que o número de alunos com índice de massa corporal ao nível da obesidade tenha diminuído de 10,39% para os 4,71%.

 

Em Mira, a enfermeira Paula Castelhano tem desenvolvido a Alimentação Saudável nas Escolas, promovendo diversos projectos, actividades, jogos, iniciativas entre os vários escalões escolares (jardins de infância, 1º e 2º ciclo). Com o apoio da Câmara Municipal, da Associação de Pais e dos media da região, a responsável sente ainda muitas dificuldades. A falta de sensibilidade dos pais, dos avós, das cantinas (com refeições pouco apelativas), dos lanches escolares (pouco saudáveis), da própria comunicação social (com publicidade muito acutilante) e das entidades governamentais são as maiores dificuldades e desafios que a enfermeira tem sentido.

 

Maria Fradique, da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, apresentou o projecto “Viver Melhor”. Iniciado em 2011, trabalham com a promoção da alimentação saudável e promoção da actividade física entre as crianças e jovens. Fazem acompanhamento de crianças obesas e pré-obesas do 3º ciclo de Castelo Branco, Vila Velha de Ródão e Idanha-a-Nova para consultas de enfermagem e dietista, encaminhando algumas para o ginásio.

 

Cristina Crespo, da UCC de Celas (Coimbra), apresentou o projecto “Ali-Move-te”. Centrado num parque escolar com cerca de 7000 estudantes, procura prevenir a obesidade infantil, promovendo estilos de vida saudável para as crianças e as suas famílias, a prática de exercício físico regular, uma correcta higiene do sono, a melhoria da autoestima e do esprírito de entreajuda.

 

Da UCC Norton de Matos (Coimbra), a Enfermeira Marisol Simões abordou o projecto sobre prevenção de obesidade infantil. Crianças saudáveis para levar a adultos saudáveis – crianças identificadas são encaminhadas para consultas nutricionais e de psicologia. Organizam alguns workshops de refeições saudáveis como lanches e sopas, convidando igualmente os pais e professores para participarem nas actividades com os alunos.

 

Rosabela Monteiro, da UCC de São Martinho, apresentou em forma de vídeo o projecto “Vamos por a mão na Diabetes”, iniciado em 2015, focado nas crianças do pré-escolar, tendo ainda envolvido jovens do 6º, 9º e 10º anos.

 

Seguiu-se o debate entre Marina Montezuma, Professora na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, e Susana Jorge, da Unidade de Saúde Familiar de São Martinho, moderado por Clarisse Louro, da Mesa do Colégio da Especialidade de Enfermagem Comunitária.

 

GCI/MA e PR