"Não vais estar sozinho" juntou estudantes de Enfermagem

  • 21-06-2018

Organizado no dia 20 de Junho, pela Secção Regional Centro (SRCentro) da Ordem dos Enfermeiros, este encontro contou com a presença dos alunos finalistas de Enfermagem da zona Centro, e insere-se num conjunto alargado de iniciativas que a SRCentro pretende levar a cabo com as entidades de ensino superior no sentido de facilitar e promover a integração destes recém-licenciados no mercado de trabalho.

 

Ricardo Correia de Matos deu as boas vindas aos estudantes e destacou o papel e o valor do enfermeiro na sociedade actual, apontando o facto de diversos estudos internacionais colocarem o “enfermeiro como o profissional melhor preparado para mudar o mundo” e da Enfermagem ser a “profissão com menor probabilidade de desaparecer”, questionando se “existirá algo mais nobre que cuidar do próximo?".

 

Ana Rita Cavaco, Bastonária da Ordem dos Enfermeiros e moderadora do painel que juntou Francisco George, Presidente da Cruz Vermelha Portuguesa; Joana Ferreira, enfermeira e consultora especialista na gestão de lares; e Pedro Vieira, Coach e Master Trainer em Programação Neurolinguística, confessou ter encontrado "alunos finalistas muito envergonhados, com poucas perguntas, e sei que a profissão ainda se caracteriza muito por isso, parece que ainda não tem voz, está a ganhá-la, e isso contrasta às vezes com aquilo que encontramos noutras classes profissionais". 

 

"Não sendo jovens diferentes daqueles que tiram outros cursos, nota-se ainda o peso da história, a questão cultural e social que convence os próprios enfermeiros, embora já não seja tanto assim, que são desvalorizados, quando a valorização e a dignidade começa precisamente em cada um de nós", acrescentou.

 

E é exactamente isso que as jovens Ana Rita e Jéssica, estudantes da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, procuraram ao se inscreverem neste seminário. "Queremos saber mais sobre o que a Ordem nos oferece e tentar encontrar um emprego digno, acima de tudo, em que a nossa profissão seja valorizada e esperamos que a Ordem dos Enfermeiros esteja ao nosso lado no futuro que se aproxima". 

 

A estagiar na área de saúde do idoso, a dupla de finalistas de Enfermagem acredita que este ramo pode proporcionar várias possibilidades de trabalho no país porque "a nossa população é cada vez mais envelhecida e é uma área que ainda tem que ser muito trabalhada para que as pessoas idosas tenham maior qualidade de vida". 

 

Perante as dificuldades e emprego precário que muitos enfermeiros enfrentam ou podem vir a enfrentar, Ana Rita Cavaco sugeriu outras alternativas. Destacou o protocolo assinado com a Ordem dos Farmacêuticos para que os enfermeiros trabalhem em farmácias, mas também a possibilidade de existir um enfermeiro em todos os voos de longo curso - um projecto já apresentado pela Ordem dos Enfermeiros em Bruxelas.

 

A opção da imigração foi igualmente considerada pela Bastonária, contudo, as jovens estudantes de Enfermagem em Coimbra dizem que "isso está completamente fora de questão, porque, apesar de lá fora os ordenados serem muito melhores, da dignidade da profissão e a valorização do enfermeiro ser outra, Portugal é Portugal!".

 

Ana Rita Cavaco espera que estes novos profissionais ganhem a sua voz, "que, de uma forma clara, consigam por em prática toda a sua liberdade profissional, todo o seu saber, saber ser e saber estar enquanto cidadãos, muito antes do que são enquanto enfermeiros".

 

Como nota final, Ricardo Correia de Matos, manifestou-se comprometido com os estudantes presentes e disse sentir-se na obrigação de continuar o trabalho iniciado com este primeiro seminário, procurando "contribuir na medida das minhas possibilidades, para os vossos projectos, para o vosso trabalho, para as vossas reflexões, para o vosso futuro. É este futuro que eu quero e é nesse preciso sentido que eu vos digo muito obrigado", acrescentou. 

 

O evento contou ainda com a intervenção do Vice-Presidente da Ordem dos Enfermeiros, Luís Barreira,
centrada no desenvolvimento profissional e na certificação das competências destes profissionais, e com a apresentação inspiradora e motivadora de André Leonardo, empreendedor e autor do livro “Faz
Acontecer”. 

 

Estiveram ainda presentes Rosa Reis Marques, Presidente do Conselho Directivo da Administração Regional de Saúde do Centro; Fernando Regateiro, Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra; Regina Bento, Vereadora Saúde da Câmara Municipal de Coimbra; vários docentes das da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra; Escola Superior de Saúde de Viseu; Escola Superior de Saúde da Guarda (IPG); Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha; Escola Superior de Saúde de Leiria; Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias (Castelo Branco); Escola Superior de Saúde Jean Piaget (Viseu) e Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro, entre muitos outros convidados. 

 

O Seminário "Não Vais Estar Sozinho" terminou com a actuação da Tuna Feminina da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. 

 

Agradecemos a participação e presença de todos! 

 

Aceda AQUI ao álbum das fotos

GCI (fotos) - GCI/PR