Nova plataforma de indicadores de enfermagem

  • 14-06-2018

No âmbito da criação de uma nova plataforma de indicadores na área da enfermagem, anunciada na semana passada, o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) participou num projecto-piloto com os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).

 

Assente em business intelligence, a plataforma permitirá que os utilizadores explorem diversos indicadores para uma padronização dos registos clínicos e outras práticas no sentido de facilitar e simplificar a gestão dos serviços de saúde, garantindo a segurança dos cuidados prestados. 

 

Tendo sido convidada para a apresentação deste projecto, a Secção Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros congratula os SPMS pelo trabalho desenvolvido, no entanto, manifesta-se muito preocupada com a fiabilidade da informação inserida neste sistema de informação. 

 

Verificamos que, face ao reduzido número de enfermeiros existente no SNS, o mesmo é insuficiente para garantir que os registos de enfermagem reflictam a realidade dos cuidados prestados, o que inviabiliza qualquer interpretação dos indicadores. Sublinhamos que a fiabilidade da informação é mais importante do que os indicadores. Nesse sentido, consideramos que para quantificar e mensurar os cuidados de enfermagem é obrigatório garantir que os enfermeiros tenham tempo e condições para fazerem os seus registos com qualidade. 

 

 

CHUC (foto) - GCI/PR