IX Encontro Ibérico de Enfermagem promoveu a Enfermagem em Portugal e Espanha

• 23-10-2018

Organizado pela Secção Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros (SRCentro), em parceria com o Ilustre Colegio de Enfermería de Cáceres, o IX Encontro Ibérico de Enfermagem, conseguiu juntar cerca de 250 participantes no auditório do Europarque.

Durante a manhã, na Mesa 1, dedicada à Saúde da Mulher e da Criança e moderada pela Enf. Olinda Oliveira, ouviram-se os contributos da Professora Maria Neto, acerca da Rede ESMO: Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica; da Enfermeira Parteira, Maria Concepción Hernández sobre o parto normal no serviço de saúde espanhol; do Prof. José Carlos, que abordou o projecto + CONTIGO: Promoção de Saúde Mental e Prevenção de comportamentos suicidários na comunidade educativa; e da Enfermeira Parteira Maria José Figueroa acerca do Plano de Parto no Sistema Público da Extremadura (Espanha).

Seguiu-se a sessão de abertura que contou com os discursos de Ana Rita Cavaco, Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, de Emídio Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, de Raquel Rodríguez Llanos, Presidente do Colegio de Enfermería de Cáceres, e de Ricardo Correia de Matos, Presidente do Conselho Directivo da SRCentro.

Ricardo Correia de Matos reiterou que “o cuidar é, de facto, exclusivo da arte da Enfermagem”. Destacou também que a “procura dos enfermeiros nesta excelência esconde desde há muitos anos as várias deficiências no nosso sistema nacional de saúde”. Daí que a maior virtude dos enfermeiros seja também o seu maior inimigo. O responsável acrescentou ainda que “a dedicação no cuidar dos outros foi acompanhada muitas vezes de uma completa negligência no cuidar de si próprio e da sua profissão”, que é a Enfermagem. Terminou a sua saudação, afirmando que “este Encontro Ibérico significa o desenvolvimento de uma profissão não se faz pela competição, mas sim pela cooperação”.

Assista ao discurso completo:

Também Raquel Rodríguez, Presidente do Colegio de Enfermería de Cáceres, destacou a parceria estabelecida entre os dois países, acreditando que “este encontro ficará na história do nosso Colegio e do nosso coração, não só porque estabelecemos um convénio de colaboração entre ambas as instituições, (…) mas sim porque supõe reconhecimento e consideração para os enfermeiros e enfermeiras de Portugal e Espanha”. E acrescentou ser “necessário valorizar esta dimensão para construirmos um futuro comum que nos ajude a crescer e a partilhar, a estabelecer alianças, criando sinergias para o desenvolvimento profissional pleno de conhecimento e futuro entre Espanha e Portugal”.

Durante a tarde seguiu-se a Mesa II, moderada pela Enf. Juliana Silva. Centrada na Saúde do Adulto e do Idoso, participaram neste momento a Enfermeira Joana Ferreira, que se falou sobre a Enfermagem e o Envelhecimento, em particular sobre a saúde do idoso. A Enfermeira Maria Pilar Dávila Dávila apresentou o projecto Operacíon Salud, focado na promoção de estilos de vida saudáveis entre a população. A Prof. Maria Odete Amaral abordou a literacia em saúde e a Enfermeira Paula Salamanca Bautista falou do projecto Escuela de Cuidados y Salud – Extremadura.

Os trabalhos prosseguiram com a apresentação dos pósteres vencedores do IX Encontro Ibérico de Enfermagem. Burnout Sem Fronteiras: um estudo comparativo em enfermeiros de Portugal, Espanha e Itália, apresentado por Elisabete Borges, enfermeira e docente da Escola Superior de Enfermagem do Porto; e La Termografía Infrarroja en la Prevención de las Complicaciones del Pie Diabético, apresentado por Álvaro Astasio Picado, Doutorado pela Universidad de Extremadura, licenciado em Enfermagem e diplomado em podologia, receberam um prémio no valor de 300 euros (cada um).

Seguiu-se a apresentação inspiradora de Carlos Ongallo, da Universidad de Extremadura, Director EBS Business Schools.

No encerramento deste Encontro, juntaram-se em palco as duas comissões organizadoras do evento – da SRCentro e do Colegio de Enfermería de Cáceres – que cantaram, a uma só voz, quer o hino espanhol da Enfermagem, quer o hino português do Enfermeiro. E para terminar, os participantes foram presenteados com uma prova de fogaça – bolo doce típico da região.

Veja mais imagens aqui do IX Encontro Ibérico de Enfermagem aqui

GCI/PR